Práticas pedagógicas interdisciplinares na licenciatura em Geografia: experiências no cotidiano do fazer geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p265Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Geografia, Práticas interdisciplinares, Formação de professores.Resumo
A proposta de análise apresentada nesse trabalho se orienta a partir da importância da interdisciplinaridade para além da teoria, concebendo-a na prática pedagógica, a qual nos remete verificá-la no processo formativo de professores de Geografia. Nessa perspectiva, destacamos uma abordagem que busca a partir da apresentação de ações práticas de interdisciplinaridade no Ensino Superior, mais especificamente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, promover a articulação e, ao mesmo tempo, contribuir com a desfragmentação entre os saberes geográficos, que historicamente dicotomiza a Geografia Humana e a Geografia Física, num contexto de desarticulação dos saberes. Desse modo, a importância da interdisciplinaridade não se limita ao ambiente escolar, é preciso que o professor a compreenda em seu processo formativo de modo que a prática interdisciplinar possa ser concebida como possibilidade de rompimento dessa fragmentação. Em síntese, são expostos correlacionadamente aportes teóricos e empíricos de elaboração, planejamento e aplicabilidade de experiências interdisciplinares no cotidiano do fazer geográfico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 GEOGRAFIA (Londrina)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.