Práticas pedagógicas interdisciplinares na licenciatura em Geografia: experiências no cotidiano do fazer geográfico

Autores

  • Ana Paula Camilo Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Vera Lúcia Freitas Marinho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p265

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Geografia, Práticas interdisciplinares, Formação de professores.

Resumo

A proposta de análise apresentada nesse trabalho se orienta a partir da importância da interdisciplinaridade para além da teoria, concebendo-a na prática pedagógica, a qual nos remete verificá-la no processo formativo de professores de Geografia. Nessa perspectiva, destacamos uma abordagem que busca a partir da apresentação de ações práticas de interdisciplinaridade no Ensino Superior, mais especificamente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, promover a articulação e, ao mesmo tempo, contribuir com a desfragmentação entre os saberes geográficos, que historicamente dicotomiza a Geografia Humana e a Geografia Física, num contexto de desarticulação dos saberes. Desse modo, a importância da interdisciplinaridade não se limita ao ambiente escolar, é preciso que o professor a compreenda em seu processo formativo de modo que a prática interdisciplinar possa ser concebida como possibilidade de rompimento dessa fragmentação. Em síntese, são expostos correlacionadamente aportes teóricos e empíricos de elaboração, planejamento e aplicabilidade de experiências interdisciplinares no cotidiano do fazer geográfico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado Sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Docente dos cursos de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação, ambos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Vera Lúcia Freitas Marinho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Pereira, A. P. C., & Marinho, V. L. F. (2018). Práticas pedagógicas interdisciplinares na licenciatura em Geografia: experiências no cotidiano do fazer geográfico. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 265–282. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p265

Edição

Seção

Artigos