As concepções de currículo e suas implicações no discurso geográfico

Autores

  • Alberto Alexandre Lima de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria da Conceição Lima Vieira Secretaria Municipal de Educação de Natal - RN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p247

Palavras-chave:

Curriculo, Ensino, Geografia.

Resumo

O currículo se configura como um dos mais importantes campos de estudo no âmbito educacional. Para além de uma mera seleção de conteúdos, ele se constitui num elemento que impacta o próprio funcionamento da escola, tendo em vista o seu caráter político e pedagógico. Desta forma, este artigo se propõe a discutir, por meio de um estudo bibliográfico, a interface currículo/ensino de Geografia, a partir da análise das diferentes concepções que embasam a teoria do currículo, conforme Costa (1999), Goodson (2008) e Silva (2010), bem como suas implicações na sala de aula de Geografia. Para tanto, revisitamos as principais correntes de pensamento da Geografia, mediante as contribuições de Martins (2011), Oliveira (1994) e Tonini (2006), relacionando-as com o fazer pedagógico dos professores dessa disciplina, e também com a proposta curricular contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Biografia do Autor

Alberto Alexandre Lima de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação - Professor de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Maria da Conceição Lima Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Natal - RN

Especialista em Educação- Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Natal-RN.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Almeida, A. A. L. de, & Vieira, M. da C. L. (2018). As concepções de currículo e suas implicações no discurso geográfico. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 247–263. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p247

Edição

Seção

Artigos