Adaptações na Prática do Ensino de Geografia para Alunos Surdos

Autores

  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Eloiza Cristiane Torres Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Departamento de Geociências.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p05

Palavras-chave:

Geografia, Surdez, Ensino, Recursos Didáticos.

Resumo

Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas. São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho. A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil. Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino. Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas. O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Eloiza Cristiane Torres, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Departamento de Geociências.

BA in Geography from the State University Julio de Mesquita, Presidente Prudente Campus. PhD in Geography from the State University Julio de Mesquita, Presidente Prudente Campus. Prof.. Dr. the Graduate Program in Geography from the State University of Londrina. Department of Geosciences.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Fonseca, R. L., & Torres, E. C. (2015). Adaptações na Prática do Ensino de Geografia para Alunos Surdos. GEOGRAFIA (Londrina), 23(2), 05–25. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p05

Edição

Seção

Artigos