Guia metodológico de trabalho de campo em geografia

Autores

  • Antonia Brito Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Arcanjo Otaviano Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p35

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Procedimentos metodológicos, Ensino de geografia.

Resumo

A ciência geográfica estuda o conjunto de fenômenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. Espaço onde a natureza e a dinâmica social se integram, marcam e definem paisagens. A organização deste espaço pressupõe não só um aprofundamento teórico, mas também um contato direto e investigador - observar, identificar, reconhecer, localizar, perceber, compreender e analisar o espaço geográfico e a dinâmica de sua organização - por meio do trabalho de campo. Por isso mesmo, pode-se dizer, que o trabalho de campo é um instrumento didático-pedagógico do ensino da ciência geográfica. Neste estudo destaca-se a importância desse recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Brito Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta Visitante do Departamento de Geografia e Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Claudia Arcanjo Otaviano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro e Geógrafa do Grupo de Estudos Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Como Citar

Rodrigues, A. B., & Otaviano, C. A. (2012). Guia metodológico de trabalho de campo em geografia. Geografia (Londrina), 10(1), 35–43. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p35

Edição

Seção

Artigos