Fragmentação do espaço urbano de Londrina

Autores

  • William Ribeiro da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p5

Palavras-chave:

Centralidade, Segmentação urbana, Centro, Transporte coletivo, Fragmentação.

Resumo

O presente texto tem por objetivo explicitar a forma urbana de Londrina em seu caráter poli(multi)centralizante, fazendo uma rápida análise do processo de crescimento da cidade e de fragmentação do seu espaço. Concebemos que esta fragmentação amplia a segmentação urbana, sendo uma característica do modo capitalista de produção que é seletivo e excludente. Realizamos uma análise dos fluxos das pessoas nos transportes coletivos urbanos por acreditar que sejam reforçadores do processo descentralização e de redefinição da centralidade. Chegamos às considerações de que a cidade a importância do Centro Tradicional em Londrina ainda é grande, mas que as novas áreas centrais estão se desenvolvendo ampliando sua atração. Encontramos centralidades que atraem pessoas, mercadorias, capitais e idéias em diferentes escalas (intra e inter urbana) e de diferentes padrões socioeconômicos, revelando a segmentação do espaço urbano de Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Ribeiro da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Geografia pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente-SP, sob orientação da Prof.a Maria Encarnação Beltrão Sposito. Bolsista FAPESP.

Downloads

Como Citar

Silva, W. R. da. (2012). Fragmentação do espaço urbano de Londrina. Geografia (Londrina), 10(1), 5–14. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p5

Edição

Seção

Artigos