PROCERA versus PRONAF: vejo o futuro repetir o passado...
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n1p83Palavras-chave:
Crédito rural, Programa de reforma agrária, Agricultura.Resumo
Este ensaio tem como objetivo analisar o crédito rural para a Reforma Agrária, no caso, o PROCERA - Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária, bem como as implicações de sua recente extinção no tocante a luta secular de resistência ao processo de miserabilidade e expulsão que tem marcado a história dos homens e mulheres camponesas. Sentimo-nos convictos de que o PROCERA tinha problemas e tragédias, mas representava uma conquista social. Portanto, sua substituição arbitrária pelo PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é, em última instância, uma farsa. Desta forma, a questão que se coloca é a de que precisamos decidir qual o modelo de agricultura que queremos. E acima de tudo identificarmos os verdadeiros entraves que cercam a permanência do homem no campo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.