O ideal de maternidade nos espaços virtuais: um estudo sobre a percepção da maternidade de “Mommy influencers” no instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.47117

Palavras-chave:

maternidade, redes sociais, virtualidade

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, refletir e compreender sobre como a idealização da maternidade nas redes sociais a partir da figura das “mommy influencers” reverbera na experiência de maternidade de mães que são suas seguidoras. Buscou-se elaborar uma reflexão sobre a idealização e os impactos que essas influencers trazem no exercício da maternidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento a entrevista semidirigida. Participaram desta pesquisa sete mães, de sexo feminino, com idades de 21 a 31 anos, que exercem a maternidade e que acompanham o perfil de “mommy influencers” no Instagram. Os resultados mostram nos relatos das mães a forte presença de sentimentos de dúvida e ambivalência no que tange a maternidade. Ademais, observamos uma idealização da maternidade mostrada nos perfis de “mommy influencers” que impacta diretamente a vida das mães que são suas seguidoras, atuando como reforçadores da idealização da maternidade no imaginário social.  

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Biografia do Autor

Thassia Souza Emidio, Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP -

Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP

Gabriela Borsato Scaliante , Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP

Graduanda em psicologia na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Bolsista de iniciação científica na UNESP.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Souza Emidio, T., & Scaliante, G. B. (2022). O ideal de maternidade nos espaços virtuais: um estudo sobre a percepção da maternidade de “Mommy influencers” no instagram. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–21. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.47117

Edição

Seção

Artigos Originais