Intervenção em autorregulação da aprendizagem com alunos do ensino superior: análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p03

Palavras-chave:

autorregulação, ensino superior, produção científica

Resumo

Pesquisas recentes na área educacional têm evidenciado altas taxas de reprovação e evasão no Ensino Superior. Estudiosos afirmam que o problema pode estar relacionado às dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto acadêmico. A autorregulação da aprendizagem é uma perspectiva amplamente investigada pelo seu potencial em auxiliar os estudantes a aprender melhor. O presente trabalho objetivou analisar a produção científica de artigos sobre programas de intervenção em aprendizagem autorregulada no Ensino Superior, publicados em âmbitos nacional e internacional, no período de 2004 a 2016. Os resultados revelaram o impacto positivo que os programas exerceram no fortalecimento da capacidade de aprender a aprender dos universitários. Os programas de intervenção, em sua maioria, foram realizados em cursos extraclasses, com grupos grandes de alunos e dados coletados por meio de instrumentos de autorrelato. Observou-se um maior número de pesquisas realizadas internacionalmente, com o predomínio do ensino de estratégias no aprendizado de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Danielle Ribeiro Ganda, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Faculdade Patos de Minas

Evely Boruchovitch, Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

É Ph.D em Educação pela University of Southern California. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Ganda, D. R., & Boruchovitch, E. (2019). Intervenção em autorregulação da aprendizagem com alunos do ensino superior: análise da produção científica. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3), 03–25. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p03

Edição

Seção

Artigos do Conselho Editorial