Intervenção em autorregulação da aprendizagem com alunos do ensino superior: análise da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p03Palavras-chave:
autorregulação, ensino superior, produção científicaResumo
Pesquisas recentes na área educacional têm evidenciado altas taxas de reprovação e evasão no Ensino Superior. Estudiosos afirmam que o problema pode estar relacionado às dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto acadêmico. A autorregulação da aprendizagem é uma perspectiva amplamente investigada pelo seu potencial em auxiliar os estudantes a aprender melhor. O presente trabalho objetivou analisar a produção científica de artigos sobre programas de intervenção em aprendizagem autorregulada no Ensino Superior, publicados em âmbitos nacional e internacional, no período de 2004 a 2016. Os resultados revelaram o impacto positivo que os programas exerceram no fortalecimento da capacidade de aprender a aprender dos universitários. Os programas de intervenção, em sua maioria, foram realizados em cursos extraclasses, com grupos grandes de alunos e dados coletados por meio de instrumentos de autorrelato. Observou-se um maior número de pesquisas realizadas internacionalmente, com o predomínio do ensino de estratégias no aprendizado de língua estrangeira.
Downloads
Referências
Alexiou, A. & Paraskeva, F. (2010). Enhancing self-regulated learning skills through the implementation of an e-portfolio tool. Innovation and Creativity in Education, 2(2), 3048- 3054.
Ávila, L.T.G., & Frisson, L.M.B. (2012). Educação física na educação infantil: Estratégias para promover a aprendizagem autorregulada. Revista de Educação PUC-Campinas, 17(2), 181-189.
Ávila, L.T.G.; Pranke, A.; & Frison, L.M.B. (2018). O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: Formação de professores. Perspectiva, 36(4), 1265-1280.
Bailey H, Dunlosky J, Hertzog C. (2010). Self-regulation training at home: Does it improve older adults’ learning? Gerontology, 56, 414–420.
Bandura, A. (2003). Observational learning. In J. H. Byrne, Encyclopedia of Learning and Memory, Nova York, NY: Macmillan, p. 482–484.
Bembenutty, H., & Karabenick, S. A. (2004). Inherent association between academic delay of gratification, future time perspective, and self-Regulated learning. Educational Psychology Review, 16(1), 35-57.
Bembenutty, H., & White, M. C. (2013). Academic performance and satisfaction with homework completion among college students. Learning Individual Differences, 24, 83–88. doi:10.1016/j.lindif.2012.10.013
Berry, R. A. W. (2006). Beyond strategies: Teacher beliefs and writing instruction in two primary inclusion classroom. Journal of Learning Disabilities, 39(1), 11-24.
Bernacki, M., Byrnes, J., & Cromley, J. (2012). The effects of achievement goals and self-regulated learning behaviors on reading comprehension in technologyenhanced learning enviroments. Contemporary Educacional Psychology 37, 148–161. doi:10.1016/j.cedpsych.2011.12.001
Bilimória, H. & Almeida, L. (2008). Aprendizagem auto-regulada: Fundamentos e organização do programa SABER. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 12(1), 13-22.
Boruchovitch, E., Costa, E. R., & Neves, E. R. C. (2005). Estratégias de aprendizagem: Contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In M. C. R. A. Joly, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto (Eds.), Questões do cotidiano universitário, (p.239-260). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Boruchovitch, E., & Ganda, D. R. (2013). Fostering self-regulated skills in an educational psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Educacional Psychology 12, 157–177. doi:10.1891/1945-8959.12.2.157
Bown, J. (2009). Self-regulatory strategies and agency in self-instructed language learning: A situated view. Modern Language Journal, 93(4), 570-583.
Brunstein, J. C., & Glaser, C. (2011). Testing a path-analytic mediation model of how self-regulated writing strategies improve fourth graders’ composition skills: A randomized controlled trial. Journal of Educacional Psychology, 103, 922–938. doi:10.1037/ a0024622
Burke, L. A.; & Williams, J. M. (2008). Developing young thinkers: An intervention aimed to enhance children’s thinking skills. Thinking Skills and Creativity, 3, 104–124.
Burke, L. A.; & Williams, J. M. (2012). The impact of a thinking skills intervention on children’s concepts of intelligence. Thinking Skills and Creativity, 7, 145– 152.
Bzuneck, J. A.; & Boruchovitch, E. (2019). Motivação de estudantes no Ensino Superior: Como fortalecê-la?. In L. Almeida (Ed.), Motivação de estudantes no ensino superior: Como fortalecê-la?. Braga: Adipsieduc, p. 137-157.
Cleary, T. J. (2011). Professional development needs and practices among educators and school psychologists. New Direction Teaching Learning 126, 77–87. doi:10.1002/ tl.446
Chung, Y.B. & Yuen, M. (2012). Students' perceptions of a reporting and feedback system for learning and development in an 'inviting school' in Hong Kong. Pastoral Care in Education, 30(3), 241-262.
Cleary, T.J., & Zimmerman, B.J. (2004). Self-regulation empowerment program: A school-based program to enhance self-regulated and self-motivated cycles of student learning. Psychology in the Schools, 41(5), 537-550.
Costa, E. R., & Boruchovitch, E. (2009). As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicologia. Reflexão e Crítica 22, 173–180. doi:10.1590/S0102-79722009000200002
Cotterall, S., & Murray, G. (2009). Enhancing metacognitive knowledge: Structure, affordances and self. System, 37, 34-45.
Cleary, T.J., Platten, P., & Nelson, A. (2008). Effectiveness of the self-regulation empowerment program with urban high school students. Journal of advanced academics, 20(1), 70-107.
Dembo, M. (2000). Motivation and learning strategies for college success: A self-management approach. Mahwah, NJ: Erlbaum Publishers.
Dembo, M. H. (2001). Learning to teach is not enough: future teachers also need to learn to learn. Teacher Educacion Quarterly 28(4), 23–35.
Dunlosk, J., & Rawson, K. A. (2012). Overconfidence produces underachievement: Inaccurate self evaluations undermine students’ learning and retention. Learning and Instruction, 22, 271-280.
Fabriz, S., Ewijk, A. D., Poarch, G., & Buttner, G. (2013). Fostering selfmonitoring of university students by means of a standardized learning journal-a longitudinal study with process analyses. European Journal Psychology of Education 29, 239–255. doi:10.1007/s10212-013-0196-z
Fantinel, P. C., Angelo, N. P., Lima, J. V., & Maraschin, C. (2013). Autorregulação da aprendizagem: Uma competência fundamental na formação do licenciado em matemática à distância. Belém, PA: Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância.
Ferla, J., Valcke, M., & Schuyten, G. (2009). Student models of learning and their impact in study strategies. Studies in Higher Education, 34(2), 185-202.
Frison, L.M.B.; & Moraes, M.A.C. (2010). As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poiésis Pedagógica, 8(2), 144- 158.
Frison, L.M.B., & Veiga Simão, A.M. (2011). Abordagem autobiográfica – Narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, 34(2), 198-206.
Gago, S.M.F. (2012). Vale a pena reflectir quando se aprende online? Auto-regulação em e-English. (Dissertação de Mestrado). Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Ganda, D.R., & Boruchovitch, E.; (2015). Self-handicapping strategies for learning of preservice teachers. Revista Estudos de Psicologia, 32(2), 417-425.
Ganda, D. R. & Boruchovitch, E. (2018). Promoting self-regulated learning of brazilian preservice student teachers: results of an intervention program. Frontiers in Education, 3(5), 1-12.
Ganda, D. R. & Boruchovitch, E. (2019). Como promover a autorregulação da aprendizagem de futuros professores: Descrição de um programa no ensino superior. In E. Boruchovitch e M. A. M. Gomes. (Eds). Aprendizagem autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Glava, C., & Glava, A. (2010). Teaching skills training trough e-learning. Procedia Social and Behavioral Sciences, 2, 1752–1756.
Goh, T., Seet B., & Chen, N. (2012). The impact of persuasive SMS on students' self-regulated learning. British Journal of Educational Technology, 43(4), 624-640.
Gomes, M. A. M., & Boruchovitch, E. (2011). Aprendizagem autorregulada da leitura: Resultados positivos de uma intervenção psicopedagógica. Psicologia, 27, 291–299. doi:10.1590/S0102-37722011000300004
Granville, S., & Dison, L. (2005). Thinking about thinking: Integrating self-reflection into an academic literacy course. Journal of English for Academic Purposes, 4, 99–118.
Hofer, B., Yu., S., & Pintrich, P. (1998). Teaching college students to be self–regulated learners. In D. Schunk, & B. Zimmerman (Eds.), Self-regulated learning: From teaching to self–reflective practice (pp. 57–85). New York, NY: Guilford Press.
Johnson, T., Archibald, T., & Tenenbaum, G. (2010). Individual and team annotation effects on students’ reading comprehension, critical thinking, and meta-cognitive skills. Computers in Human Behavior, 26, 1496–1507.
Kauffman, D. F., Zhao R., & Yang, Y. S. (2011). Effects of online note taking formats and self-monitoring prompts on learning from online text: Using technology to enhance self-regulated learning. Contemporary Educational Psychology, 36(4), 313-322.
Kostons, D., Gog, T., & Paas, F. (2012). Training self-assessment and task-selection skills: A cognitive approach to improving self-regulated learning. Learning and Instruction, 22, 121-132.
Lee, H. W., Lim, K. Y., and Grabowski, B. L. (2010). Improving self-regulation, learning strategy use, and achievement with metacognitive feedback. Educational Technology Research and Development, 58, 629–648. doi:10.1007/s11423-0109153-6
Leutner, D., Leopold, C., & Elzen-Rump, V. (2007). Self-regulated learning with a text-highlighting strategy: A training experiment. Journal of Psychology, 215(3), 174–182.
Lizarraga, M.L., Baquedano, M.T., Mangado, T.C., & Cardelle-Elawar, M. (2012). Enhancement of thinking skills: Effects of two intervention methods. Thinking Skills and Creativity, 4, 30–43.
Magalhães, C.R. (2012). A autorregulação da aprendizagem em programa institucional de acolhimento e suporte ao aluno universitário: Os professores como parceiros. Cadernos de Educação, 42, 143 – 167.
Martini, M.L., & Del Prette, Z.A.P. (2002.) Atribuições de Causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos seus alunos por professores do ensino fundamental. Interação em Psicologia, 6(2), 149-156.
Martini, M., & Del Prette, Z. (2009). Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13, 75-85.
Marini, J., and Boruchovitch, E. (2014). Estratégias de Aprendizagem de Alunos Brasileiros do Ensino Superior: Considerações sobre adaptação, sucesso acadêmico e aprendizagem autorregulada. Revista Eletrônica de Psicologia Educação e Saúde 1, 102–126.
Matsumoto, H., Hiromori, T., & Nakayama, A. (2013). Toward a tripartite model of L2 reading strategy use, motivations, and learner beliefs. System, 41, 38-49.
McKeachie, W. J., Lin, Y. G., & Middleton, M. J. (2004). Two types of low test-anxious (low-worry) students. Coun. Clinical Psychoogy Journal, 1, 141–152.
McKeachie, W. J., & Svinicki, M. (2006). Teaching tips: Strategies, research, and theory for college and university teachers, 12ed. Boston, MA: Houghton Mifflin College.
Middleton, M., Abrams, E., & Seaman, J. (2011). Resistance and disidentification in reflective practice with preservice teaching interns. New Direction Teaching and Learning, 126, 67–75. doi:10.1002/tl.445
Nuckels, M., Hubner, S., & Renkl, A. (2009). Enhancing self-regulated learning by writing learning protocols. Learning and Instruction, 19, 259-271
Perels, F., Gurtler, T., & Schmitz, B. (2005). Training of self-regulatory and problem-solving competence. Learning and Instruction, 15, 123-139.
Peters, E., & Kitsantas, A. (2009). Self‐regulation of student epistemic thinking in science: The role of metacognitive prompts. Educational Psychology, 30(1), 27–52.
Pozo, J. (1996). Estratégias de aprendizagem. In C. Coll, J. Palácios, & A. Marchesi (eds.), Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação (p. 176-197). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Punhagui, G. C., & Souza, N. A. (2012). Autorregulação na aprendizagem de língua inglesa: Ações e processos por meio de instrumentos autoavaliativos. Anais da I Fórum de Professores de Didática do Estado do Paraná.
Randi,J., Corno,L., & Johnson,E. (2011). Transitioning from college classroom to teaching career: Self-regulation in prospective teachers. New Directions for Teaching and Learning, 126, 89-98.
Redford, J.; Thiede, K; Wiley, J.; Griffin, T. (2012). Concept mapping improves metacomprehension accuracy among 7th graders. Learning and Instruction, 22, 262-270.
Roque, S. C. F. (2012). Autorregulação em crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Relatório de Estágio. (Dissertação de Mestrado). Universidade dos Açores, Departamento de Ciências da Educação, Portugal.
Rosário, P., Barbosa, J., Nuñez, J., & Gonzalez-Pienda, J. (2005). Auto-regulação da aprendizagem a partir de estórias: Investigação no pré-escolar. Actas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na educação de Infância. CIANEI, Porto, Portugal.
Rosário, P., González-Pienda, J., Núnez, J. C., & Mourão, R. (2005). Mejora del proceso de estudio y aprendizaje mediante la promoción de los procesos de autorregulación en estudiantes de enseñanza primaria y secundaria. Revista de Psicología y Educación, 1(2), 51-65.
Rosário, P., Núnez, J., & González-Pienda, J. (2006). Comprometer-se com o estudar na Universidade: “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”. Almedina: Portugal.
Rosário, P., Mourão, R., Núñez, J. C., González-Pienda, J. A., Solano, P., & Valle, A. (2007). Evaluating the efficacy of a program to enhance college students’ self-regulation learning processes and learning strategies. Psicothema, 19, 422–427.
Rosário, P., Mourão, R., Núñez, J. C., González-Pienda, J. A., & Solano, P. (2008). Storytelling as a promoter of self-regulated learning (SRL) throughout schooling. In A. Valle, J. C. Núñez, R. G., Cabanach, J. A. González-Pienda, & S. Rodríguez (Eds.), Handbook of instructional resources and their applications in the classroom (pp. 107–122). New York, NY: Nova Science.
Rosário, P., Núñez, J. C., González-Pienda. J., Valle A., Trigo, L., & Guimarães, C. (2010). Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: a narrative based programme assessed in the Iberian Peninsula. European Journal Psychology Education, 25, 411-428.
Salonen, P., Vauras, M., & Efklides, A. (2005). Social interaction: What can it tell us about metacognition and co-regulation in learning? European Psychologist, 10, 199–205.
Schunk, D. H., & Zimmerman, B. J. (2008). Motivation and self-regulated learning: Theory, research, and applications. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Shen, H. & Liu, W. (2011). A survey on the self-regulation efficacy in DUT's english blended learning context. Journal of Language Teaching and Research, 2(5), 1099-1110.
Simpson, M. L., Hynd, C. R, Nist, S. L., & Burrell, K. (1997). College academic assistance programs and practices. Educational Psychology Review, 9,39-87.
Sitzmann, T., Bell, B.S., Kraiger, K., & Kanar, A. (2009). A multilevel analysis of the effect of prompting self-regulation in technology delivered instruction. Personnel Psychology, 62, 697– 734.
Sitzmann, T. & Ely, K. (2010). Sometimes you need a reminder: The effects of prompting selfregulation on regulatory processes, learning, and attrition. Journal of Applied Psychology, 95(1), 132-144.
Sitzmann, T. & Johnson, S. K. (2012). The best laid plans: Examining the conditions under which a planning intervention improves learning and reduces attrition. Journal of Applied Psychology, 97(5), 967-981.
Sun, J. C.-Y., & Rueda, R. (2012). Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology, 43(2), 191-204. doi: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x
VanderStoep, S., & Pintrich, P. (2003). Learning to Learn: The Skill and Will of College Success. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Warfield, J., Wood, T., & Lehman, J. D. (2005). Autonomy, beliefs and the learning of elementary mathematics teachers. Teaching and Teacher Education, 21(4), 439-459. doi:10.1016/j.tate.2005.01.011
Weiner, B. (2010). The development of an attribution-based theory of motivation: a history of ideas. Educational Psychology 45, 28–36. doi:10.1080/00461520903433596
Wolters, C. (2010). Self-Regulated Learning and the 21st Century Competences. Houston: Department of Educational Psychology, University of Houston, 1–27.
Woolfson, L.M., & Brady, K. (2009). An investigation of factors impacting on mainstream teachers'beliefs about teaching students with learning difficulties. Educational Psychology 29(2), 221-238.
Zimmerman, B. J., Bonner, S., & Kovach, R. (2002). Understanding the principles of self-regulated learning. In Developing self-regulated learners: beyond achievement to self-efficacy. Washington, American Psychological Association, pp.5-24.
Zimmerman, B.J., & Schunk, D. H. (2011). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis.
Zimmerman, B.J. & Tsikalas, K.E. (2005) Can computer-based learning environments (CBLEs) be used as self-regulatory tools to enhance learning? Educational Psychologist, 40, 267-271. doi: 10.1207/s15326985ep4004_8
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (2008). Motivation: An essential dimension of self-regulated learning. In D. H. Schunk, & B. J. Zimmerman, Motivation and self-regulated learning: Theory, research, and applications. England: MPG Books Group, 1–30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)