Juventude e formação: a política pública de formação profissional como cenário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p153

Palavras-chave:

jovens, formação profissional, políticas públicas

Resumo

O estudo objetivou caracterizar a formação oferecida pela Política Pública de Formação Profissional por meio de uma pesquisa documental nos programas que a compõem. Foram acessados: relatórios, legislação, manuais, atas, projetos políticos pedagógicos, dados de inserção e sites. Realizou-se uma Análise de Conteúdo Temática e os dados foram analisados meio do programa QDA Miner. Os resultados apontaram que a Política colabora com a qualificação profissional juvenil, mas também serve ao capital na medida em que massifica os cursos profissionalizantes e utiliza-os como forma de enriquecimento e produção de mão de obra barata. Conclui-se ser necessário superar a visão reducionista de que a falta de qualificação é a responsável pelo desemprego, deixando-se desviar das determinações estruturais e de precarização. Discute-se a necessidade de ultrapassar a certificação vazia, contemplando o jovem como sujeito socialnesse processo de formação, para que, assim, esta possa acontecer concretamente.

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Biografia do Autor

Manuella Castelo Branco Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia Social pela UFPB. Professora da UFPB. 

Maria de Fatima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora na UFPB

Orlando Junior Viana Macêdo, Faculdade Paraíso (FAP) e Faculdade Juazeiro do Norte (FJN)

Doutorado em Psicologia Social pela UFPB . Professor na Faculdade Paraíso (FAP) e Faculdade Juazeiro do Norte (FJN)

Antonia Picornell Lucas, Universidad de Salamanca

Doutora em Educaçao (Universidade de Salamanca. Professora da Universidad de Salamanca (Espanha)

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Pessoa, M. C. B., Alberto, M. de F. P., Macêdo, O. J. V., & Lucas, A. P. (2019). Juventude e formação: a política pública de formação profissional como cenário. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 153–172. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p153

Edição

Seção

Artigos Originais