(Des) cuidando de si: como auxiliares de enfermagem percebem a tarefa de cuidar

Autores

  • Lilian Lopes Sharovsky Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8850-6310
  • Cícera Fortes Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Fabiana Biliu Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Marcilene Floriano Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Talita Foglino Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Bellkiss Romano Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p96

Palavras-chave:

Depressão, Pesquisa Qualitativa, Enfermagem.

Resumo

Buscamos compreender a percepção de auxiliares de enfermagem sobre o que representa o cuidado consigo e com o outro e investigar a percepção das mesmas sobre a influência de sua atividade profissional no desencadeamento da depressão. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em hospital terciário de alta complexidade na cidade de São Paulo. Participaram 6 auxiliares de enfermagem, afastadas da assistência direta ao paciente em função do diagnóstico de depressão, definido previamente pela equipe médica. Aplicou-se entrevista semidirigida e foi utilizado o critério de saturação para compor amostra. Os dados foram tratados por análise do conteúdo. Obtivemos quatro categorias de resposta: 1) Sobrecarga emocional 2) Preocupação com a humanização do cuidado 3) Sobrecarga do ambiente de trabalho e urgência de adaptação 4) Cuidar é um sacerdócio. As participantes não atribuíram o adoecimento psíquico exclusivamente à atividade profissional em si, mas à somatória de conflitos existenciais. Os achados podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção psicológica específica para esta população, como forma de promoção e prevenção em saúde mental.

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Biografia do Autor

Lilian Lopes Sharovsky, Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Cícera Fortes, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Fabiana Biliu, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Marcilene Floriano, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Talita Foglino, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Bellkiss Romano, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Coordenadora da Faculdade de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, Professora pela Faculdade de Medicina da USP

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Sharovsky, L. L., Fortes, C., Biliu, F., Floriano, M., Foglino, T., & Romano, B. (2014). (Des) cuidando de si: como auxiliares de enfermagem percebem a tarefa de cuidar. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(2), 96–112. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p96

Edição

Seção

Artigos Originais