Avaliação da criatividade em graduandos do curso de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p25

Palavras-chave:

criatividade, avaliação psicológica, estudantes universitários

Resumo

A criatividade configura-se como importante capacidade humana em várias áreas de atuação, inclusive no trabalho do psicólogo. O presente artigo objetiva descrever a criatividade em um grupo de estudantes do Curso de Psicologia, no sentido de verificar se a formação na área pode criar condições para o desenvolvimento do potencial criativo. Participaram do estudo 75 acadêmicos, distribuídos igualmente em três grupos, com alunos do primeiro, quinto e décimo semestres, com idade entre 18 e 59 anos, que responderam ao Teste de Torrance - Avaliação da Criatividade por Palavras, de acordo com as especificações técnicas do referido instrumento. Após avaliação dos testes, os resultados dos três grupos foram estatisticamente comparados e os principais resultados indicaram maior índice criativo nos formandos do curso, principalmente no que tange à fluência - capacidade em cultivar um número abundante de ideias e Originalidade - habilidade para produzir ideias novas ou incomuns.

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Biografia do Autor

Marta Luísa da Cruz Alves, Universidade Guarulhos

Psicóloga graduada pela Universidade Guarulhos

Paulo Francisco de Castro, Universidade de Taubaté

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Professor Assistente Universidade de Taubaté

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Publicado

2014-06-15

Como Citar

Alves, M. L. da C., & Castro, P. F. de. (2014). Avaliação da criatividade em graduandos do curso de Psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(1), 25–44. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p25

Edição

Seção

Artigos Originais