Talento acadêmico e desempenho escolar: A importância da motivação no contexto educacional

Autores

  • Izamara da Silva Universidade Salgado de Oliveira/ UNIVERSO
  • Marsyl Bulkool Mettrau Universidade Salgado de Oliveira/ UNIVERSO https://orcid.org/0000-0002-5055-8198

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p216

Palavras-chave:

altas habilidades, talento acadêmico, motivação

Resumo

A educação direcionada a alunos mais capazes e com características de superdotação ainda apresenta desafios. Os fatores relacionados ao desenvolvimento cognitivo e os programas de atendimento, têm sido objeto de crescente investigação entre os pesquisadores nesta área de estudos Guimarães (2007). Um dos desafios para os pesquisadores na área, é a relação entre motivação, inteligência e altas habilidades/ superdotação. Prestar atendimento adequado a estes alunos especiais, significa oferecer igualdade de oportunidade para o desenvolvimento de seu potencial. A excelência do ensino proposta em programas especiais para superdotados também deve ser considerada como uma prática democrática da educação, pois visa atender às necessidades individuais deste agrupamento. Participaram desta pesquisa 52 (cinqüenta e dois) estudantes de ensino médio da cidade do Rio de Janeiro, bolsistas de um Instituto Social. A presente pesquisa investiga os aspectos motivacionais intrínsecos e extrínsecos que indicam as estratégias usadas por estes estudantes para favorecer a manutenção dos traços da motivação. Como instrumento utilizou-se a Escala de Motivação Escolar para Alunos do Ensino Fundamental, desenvolvida por Manzini & Martinelli (2006), cujas orientações motivacionais estão distribuídas em 31 questões, 15 referentes à motivação intrínseca e 16 referentes da motivação extrínseca. Os resultados obtidos apontam a motivação intrínseca como a principal característica motivacional presente nestes alunos e demonstram o quão envolvidos estão estes sujeitos nas tarefas as quais se propõem realizar ao longo do programa do Instituto Social Maria Telles. A média da motivação intrínseca obtida na aplicação da escala foi de superior (18,2), em relação a média da motivação extrínseca (13,8), também confirmando este resultado. Muito mais que atingir objetivos e alcançar metas em um Programa voltado para indivíduos com altas habilidades/ superdotação, estes estudantes têm como característica principal o prazer em estudar. Conhecer os aspectos motivacionais destes alunos auxilia na seleção de estratégias que, não somente ampliam os diferentes aspectos da motivação, mas permitem que esta se mantenha durante toda a execução das tarefas, favorecendo o alcance de resultados positivos e satisfatórios, criando um ambiente de satisfação e bem estar durante o desempenho escolar de cada um deles.

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Biografia do Autor

Izamara da Silva, Universidade Salgado de Oliveira/ UNIVERSO

Mestre em Psicologia pela UNIVERSO

Marsyl Bulkool Mettrau, Universidade Salgado de Oliveira/ UNIVERSO

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Professora Titular da Universidade Salgado de Oliveira/ UNIVERSO

Referências

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Silva, I. da, & Mettrau, M. B. (2010). Talento acadêmico e desempenho escolar: A importância da motivação no contexto educacional. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 216–234. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p216

Edição

Seção

Artigos Originais