Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p172Palavras-chave:
compreensão de textos, práticas docentes, leituraResumo
Uma questão de interesse aos educadores diz respeito ao processo de compreensão de texto, habilidade fundamental para o progresso nos anos mais avançados de escolarização, e seu efeito nas práticas docentes. Esse é um estudo descritivo que explora essa questão. Utilizou-se um instrumento de compreensão de texto composto de perguntas sobre quatro níveis estruturais do texto e as práticas docentes foram descritas com base numa escala composta de quatro subescalas envolvendo: práticas cognitivas com enfoque lingüístico, aspectos cognitivos, afetivos e motores, formação continuada. Os resultados de 53 docentes mostraram uma leve tendência dos docentes a priorizar práticas cognitivas independente do seu nível de compreensão do texto.Downloads
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Referências
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Publicado
2010-10-15
Como Citar
Soares, A. B., Teixeira, T. C. C. C., & Mota, M. M. P. E. da. (2010). Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 172–183. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p172
Edição
Seção
Artigos Originais
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