O pedir ajuda: Concepções dos estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Tania Maria Serafim Universidade Estadual de Campinas-Unicamp
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas-Unicamp https://orcid.org/0000-0001-7597-6487

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p159

Palavras-chave:

psicologia cognitiva, estratégia de pedir ajuda, estratégia de aprendizagem

Resumo

Reconhecendo a carência de pesquisas nacionais acerca da estratégia de pedir ajuda, o presente estudo objetivou conhecer o uso e a concepção de pedir ajuda em 60 estudantes de ambos os sexos de 2ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram uma prancha contendo uma situação problema hipotética e   uma entrevista estruturada desenvolvidos para o presente estudo.  Os dados foram examinados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Resultados indicam que a estratégia de pedir ajuda é bastante relatada pelos participantes para a realização de atividades acadêmicas ou cotidianas. O pedido de ajuda é expresso verbalmente. Os familiares são as principais pessoas a quem os estudantes recorrem no momento de dificuldade. Os dados são discutidos em termos de reconhecer a importância da estratégia de pedir ajuda e da necessidade de novos estudos que aprofundem o conhecimento acerca dessa estratégia.

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Biografia do Autor

Tania Maria Serafim, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp

Mestre em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp

Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp.

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Serafim, T. M., & Boruchovitch, E. (2010). O pedir ajuda: Concepções dos estudantes do ensino fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 159–171. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p159

Edição

Seção

Artigos Originais