O pedir ajuda: Concepções dos estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p159Palavras-chave:
psicologia cognitiva, estratégia de pedir ajuda, estratégia de aprendizagemResumo
Reconhecendo a carência de pesquisas nacionais acerca da estratégia de pedir ajuda, o presente estudo objetivou conhecer o uso e a concepção de pedir ajuda em 60 estudantes de ambos os sexos de 2ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram uma prancha contendo uma situação problema hipotética e uma entrevista estruturada desenvolvidos para o presente estudo. Os dados foram examinados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Resultados indicam que a estratégia de pedir ajuda é bastante relatada pelos participantes para a realização de atividades acadêmicas ou cotidianas. O pedido de ajuda é expresso verbalmente. Os familiares são as principais pessoas a quem os estudantes recorrem no momento de dificuldade. Os dados são discutidos em termos de reconhecer a importância da estratégia de pedir ajuda e da necessidade de novos estudos que aprofundem o conhecimento acerca dessa estratégia.Downloads
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Referências
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Publicado
2010-10-15
Como Citar
Serafim, T. M., & Boruchovitch, E. (2010). O pedir ajuda: Concepções dos estudantes do ensino fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 159–171. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p159
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Artigos Originais
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