Competência social de professores segundo mães e pais de alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03

Palavras-chave:

habilidades sociais, professores de ensino fundamental, interação professor-aluno

Resumo

A participação da família na rotina educacional dos filhos pode trazer benefícios para todos os sujeitos envolvidos nesse processo e para a gestão escolar. O estudo buscou compreender as concepções de mães e pais de alunos do Ensino Fundamental acerca da competência social dos professores dos filhos. Participaram oito mães e oito pais, cada metade de escolas públicas e privadas. Uma entrevista semiestruturada foi realizada individualmente com cada participante. Os dados coletados foram analisados através do software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram similaridades entre as concepções dos dois grupos ao demonstrar a expectativa de que os comportamentos dos docentes sejam favoráveis a interação dos alunos, promovam sua aprendizagem, ofereçam apoio em suas dificuldades e permitam uma correção disciplinar adequada. As diferenças foram que os pais aparentaram ter uma visão mais distanciada do universo educacional, levando-os a apresentar concepções mais preocupadas acerca dos comportamentos dos professores em relação aos resultados das mães.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Soares, A. B., Brito, A. D., & Medeiros, H. C. P. (2021). Competência social de professores segundo mães e pais de alunos. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(2), 03–22. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03

Edição

Seção

Artigos Originais