Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p119

Palavras-chave:

empatia, problemas externalizantes, problemas internalizantes, desenvolvimento infantil

Resumo

Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Achenbach, T. M., & Edelbrock. C. S. (1979). The child behavior profile: II. Boys aged 12-16 and girls aged 6-11 and 12-16. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 47(2). 223-233. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-006X.47.2.223

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms, & profiles. Burlington, VT: University of Vermont.
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2004). Mental health practitioners' guide for the Achenbach System of Empiricall y Based Assessment (ASEBA) (4a ed.) Burlington: University of Vermont.

Alves, S. M. (2012). A relação entre capacidades empáticas, depressão e ansiedade em jovens. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.

Anselmi, L., Piccinini, C. A., Barros, F. C., & Lopes, R. S. (2004). Psychosocial determinants of behavior problems in Brazilian preschool children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 45(4), 779-788. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2004.00271.x

Barnett, G., & Mann, R. E. (2013). Empathy deficits and sexual offending: a model of obstacles to empathy. Aggression and Violent Behavior, 18(2), 228-239. https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.avb.2012.11.010

Borsa, J. C., & Nunes, M. L. T. (2011). Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças em idade escolar da cidade de Porto Alegre. Aletheia, 34, 32-46.

Borsa, J., Souza, D., & Bandeira, D. (2011). Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria e Prática, 13(2), 15-29.

Bray, K., Pantelis, C., Anderson, V., & Whittle, S. L. (2018). Empathy and depressive symptoms during childhood: an investigation of neural mechanisms using resting state functional connectivity. Biological Psychiatry, 83(9), S147. https://doi.org10.1016/j.biopsych.2018.02.383

Ciucci, E., Baroncelli, A., Golmaryami, F., N, & Frick., P. J. (2015). The emotional correlates to callous–unemotional traits in children. Journal of Child and Family Studies, 24(8), 2374-2387. https:// https://doi.org/10.1007/s10826-014-0040-3

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning – CASEL. (2017). Framework for systemic social and emotional learning. Recuperado de http://www.casel.org/what-is-sel

Cuff. B. M., Brown. S. J., Taylor L., &Howat, D. J. (2016). Empathy: a review of the concept. Emotion Review, 8(2), 144-153. https://doi.org/10.1177%2F1754073914558466

Decety, J., & Svetlova, M. (2012). Putting together phylogenetic and ontogenetic perspectives on empathy. Developmental Cognitive Neuroscience, 2(1), 1-24. https://doi.org/10.1016/j.dcn.2011.05.003

Denham, S. A. (1998). Emotional development in young children. New York: The Guilford Press.

Eysenck. M. W., & Keane. M. T. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva. 7ª ed. Porto Alegre. RS: Artmed.

Frick P. J., & Ellis M. (1999). Callous-unemotional traits and subtypes of conduct disorder. Clinical Child and Family Psychology Review, 2(3), 149–168. http://dx.doi.org/10.1023/A:1021803005547

Frick P. J., & White, S. F. (2008). Research review: the importance of callous-unemotional traits for developmental models of aggressive and antisocial behavior. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 49(4), 359–375. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2007.01862.x

Gambin, M., & Sharp, C. (2016). The differential relations between and internalizing and externalizing symptoms in inpatient adolescents. Child Psychiatry and Human Development, 47(6), 966–974. https://doi.org/10.1007/s10578-016-0625-8

Green, L. M., Missotten, L., Tone, E. B., & Luyckx, K. (2018). Empathy, depressive symptoms, and selfesteem in adolescence: the moderating role of the mother–adolescente relationship. Journal of Child and Family Studies, 27(12), 3964-3974. https:// https://doi.org/10.1007/s10826-018-1216-z

Hastings, P. D., Zahn-Waxler, C., Robinson, J., Usher, B., & Bridges, D. (2000). The development of concern for others in children with behavior problems. Developmental Psychology, 36(5), 531-546. https://doi.org/10.1037/0012-1649.36.5.531

Justo, A. R., Carvalho, J. C. N., & Kristensen, C. H. (2014). Desenvolvimento da empatia em crianças: a influência dos estilos parentais. Psicologia, Saúde & Doenças, 15(2), 510-523.

Kardos, P., Leidner, B., Pléh, C., Soltész, P., &Unoka, Z. (2017). Empathic people have more friends: empathic abilities predict social network size and position in social network predicts empathic efforts. Social Networks, 50, 1–5. https://doi.org/10.1016/j.socnet.2017.01.004

Kirst-Conceição, A. de C., & Martinelli, S. de C. (2014). Análises psicométricas iniciais de uma escala de empatia infanto-juvenil (EEmpa-IJ). Avaliação Psicológica, 13(3), 351-358.

Langen, M.A.M. van, Wissink, I.B., Vugt, E.S. van, Stouwe, T. Van der, & Stams, G.J.J.M. (2014). The relation between empathy and offending: a meta-analysis. Aggression and Violent Behavior, 19, 179–189. https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.avb.2014.02.003

Lovett, B. J., & Sheffield, R. A. (2007). Affective empathy deficits in aggressive children and adolescents: a critical review. Clinical Psychological Review, 27, 1–13. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2006.03.003

Lui. J. H., Barry. C. T., & Sacco. D. F. (2016). Callous-unemotional traits and empathy deficits: mediatin geffects of affective perspective-taking and facial emotion recognition.. Cognition and Emotion, 30(6), 1049-1062. https://doi.org/10.1080/02699931.2015.1047327

Liu, J., Qiao, X., Dong, F., & Raine, A., (2018) The chinese version of the cognitive, affective, and somatic empathy scale for children: validation, gender invariance and associated factors. Plos One, 13(5), 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0195268

Marin, A. H., Silva, C. T. D., Andrade, E. I. D., Bernardes, J., & Fava, D. C. (2017). Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 13(2), 92-103. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170014

Mitsopoulou, E., & Giovazolias, T. (2015). Personality traits, empathy and bullying behavior: a meta-analytic approach. Aggression and Violent Behavior, 21, 61-72. https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.avb.2015.01.007

Morosan, L., Ghisletta, P., Badoud, D., Toffel, E., Eliez, S., & Debbané, M. (2020). Longitudinal relationships between reflective functioning, empathy, and externalizing behaviors during adolescence and young adulthood. Child Psychiatry & Human Development, 51(1), 59-70. https://doi.org/10.1007/s10578-019-00910-8

Murray, J., & Farrington, D. P. (2010). Risk factors for conduct disorder and delinquency: Key findings from longitudinal studies. Canadian Journal of Psychiatry, 55(10), 633-642. https://doi.org/10.1177/070674371005501003

Roberts, W., & Strayer, J. (1996). Empathy, emotional expressiveness, and prosocial behavior. Child Development, 67(2), 449–470. https://psycnet.apa.org/doi/10.2307/1131826

Rocha, M. M. (2012). Evidências de validade do “Inventário de Autoavaliação para Adolescentes” (YSR/2001) para a população brasileira. (Tese doutorado) Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Rocha, M. M., Rescorla, L. A., Emerich, D. R., Silvares, E. F. M., Borsa, J. C., Araújo, L. G., Assis, S. G. (2013). Behavioural/emotional problems in Brazilian children: findings from parents’ reports on the Child Behavior Checklist. Epidemiology and Psychiatric Sciences, 22(4), 329-338. https://doi.org/10.1017/s2045796012000637

Rodrigues. M. C.& Ribeiro. N. N. (2011). Avaliação da empatia em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo. Psicologia: Teoria e Prática, 13(2), 114-126.

Schreiter, S., Pijnenborg, G. H. M., & Aan Het Rot, M. (2013). Empathy in adults with clinical or subclinical depressive symptoms. Journal of Affective Disorders, 150(1), 1-16. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.03.009

Silvares, E. F. D. M., Meyer, S. B., Santos, E. D. O. D., & Gerencer, T. T. (2006). Um estudo em cinco clínicas‑escolas brasileiras com a lista de verificação comportamental para crianças (CBCL). In: Silvares, E. F. M. (Org.). Atendimento psicológico em clínicas‑escola (pp. 59-72). Campinas: Alínea.

Silvares, E. F. de M., Rocha, M. M. da R., & Emerich, D. R. (2016). Inventário de Comportamento da Infância e da Adolescência (CBCL), Relatório para Professores (TRF), Inventário de Autoavaliação para Adolescentes (YSR). In C. Gorenstein, Y. P. Wang, & I. Hungerbühler (Eds.), Instrumentos de avaliação em saúde mental (pp. 331-336). Porto Alegre: Editora Artmed.

Telle, N. T., & Pfister, H. R. (2015). Positive empathy and prosocial behavior: a neglected link. Emotion Review, 8(2), 154–163. https://doi.org/10.1177/1754073915586817

Tone, E. B., & Tully, E. C. (2014). Empathy as a “risky strength”: a multi-level examination of empathy and risk for internalizing disorders.. Development and Psychology, 26, 1547–1565. https://doi.org/10.1017/S0954579414001199

Van Noorden. T. H., Haselager. G. J., Cillessen. A. H., & Bukowski. W. M. (2015). Empathy and involvement in bullying in children and adolescents: a systematic review. Journal of Youth and Adolescence, 44(3), 637-657. https://doi.org/10.1007/s10964-014-0135-6

Waller, R., & Hyde, L. W. (2018). Callous-unemotional behaviors in early childhood: the development of empathy and prosociality go neawry. Current Opinion in Psychology, 20, 11-16. https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.07.037

Wangby, M., Bergman, L. & Magnusson, D. (1999). Development of adjustment problems in girls: what syndromes emerge? Child Development, 70, 678-699. https://doi.org/10.1111/1467-8624.00049

Zonneveld, L., Platje, E., de Sonneville, L., van Goozen, S., & Swaab, H. (2017). Affective empathy, cognitive empathy and social attention in children at high risk of criminal behaviour. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 58(8), 913-921. https://doi.org/10.1111/jcpp.12724

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Machado, B. M., Vieira, B. S., & Marin, A. H. (2021). Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(3), 119–136. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p119

Edição

Seção

Artigos Originais