Representações Sociais sobre a atuação do psicólogo escolar e educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p75

Palavras-chave:

representações sociais, psicologia educacional, psicologia escolar, atuação do psicólogo

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar as Representações Sociais (RS) da prática do psicólogo escolar e educacional por parte de estudantes universitários de psicologia. A pesquisa foi realizada com 101 universitários do curso de psicologia de uma instituição pública, que estavam cursando ou já havia cursando a disciplina psicologia escolar. Os dados coletados, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), foram analisados de acordo com os parâmetros recomendados pela Rede Semântica. As análises foram construídas tendo por base a referência teórica-metodológica da RS e teorias sobre a práticas na Educação. Os resultados apontaram como RS do psicólogo escolar e educacional indicando a importância desse profissional no âmbito escolar, atuando de forma crítica e articulada com a comunidade escolar, e a prática mediante a relevância da atuação.

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Biografia do Autor

Leilanir de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial. Especialista em Gestão de Pessoas e Gestalt-Terapia com ênfase em psicoterapia. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar - PSIQUED/UFPI, do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos - NUPIDH/UESPI e do Observatório NUPIDH/UESPI nos eixos: Direitos da Mulher, Direitos da Criança e do Adolescente e Direito dos Animais e Meio Ambiente. 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidad de Granada (Espanha) com período sanduíche na Università di Bologna (Itália), Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador associado do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Carvalho, L. de S., de Araújo, L. F., & Negreiros, F. (2021). Representações Sociais sobre a atuação do psicólogo escolar e educacional. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(3), 75–90. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p75

Edição

Seção

Artigos Originais