O diagnóstico de TDAH e seus efeitos de subjetivação: uma análise das trajetórias escolares de jovens universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p27

Palavras-chave:

TDAH, medicalização, patologização, subjetividade, psicologia educacional

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as trajetórias escolares de jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os efeitos de subjetivação decorrentes da experiência e apropriação desse diagnóstico. Foram entrevistados três estudantes matriculados em uma universidade da Grande Florianópolis (SC). A análise das narrativas foi realizada a partir da perspectiva teórico-metodológica da “análise de práticas discursivas”, tal como proposta por Spink e Medrado (2013). Destacaram-se os efeitos de subjetivação dos processos de patologização e medicalização, com ênfase nas trajetórias escolares. Considerou-se que os sentidos das experiências do diagnóstico de TDAH são construídos, sobretudo, a partir de referentes discursivos típicos das racionalidades médico-psiquiátricas, que operam como um significativo regime de saber-poder subjetivante. Observou-se, também, que a medicalização da educação e da vida é um processo recorrente para adaptar os sujeitos em suas trajetórias escolares.

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Biografia do Autor

Daniel Kerry dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Área: Práticas Sociais e Processos de Subjetivação / Linha: Processos de Subjetivação, gênero e diversidades. Mestre pela mesma universidade e Psicólogo (CRP-12/11122), Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Membro do núcleo de pesquisa Margens - Modos de vida, Família e Relações de Gênero (UFSC). Entre 2014 e 2015 realizou estágio doutoral no exterior com bolsa CAPES-Sanduíche no Discourse Unit - Centre for Qualitative and Theoretical Research on the Reproduction and Transformation of Language, Subjectivity and Practice, na cidade de Manchester, Inglaterra. 

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

Lima, H. de, & dos Santos, D. K. (2021). O diagnóstico de TDAH e seus efeitos de subjetivação: uma análise das trajetórias escolares de jovens universitários. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(1), 27–51. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p27

Edição

Seção

Artigos Originais