Transformando muros: graffiti com adolescentes em privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp63

Palavras-chave:

adolescente em conflito com a lei, arte urbana, ética, medidas socioeducativas

Resumo

Este estudo avalia uma intervenção de oficinas de graffiti, com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade em um Centro de Atendimento Socioeducativo de Florianópolis (SC). As oficinas visaram promover uma intervenção artística, espaço de expressão, fortalecimento de vínculos e formação ética-estética-política dos jovens. Foram realizados seis encontros com dois grupos (ala feminina e masculina) de 5 a 15 adolescentes (13 a 18 anos), bem como reuniões com a equipe técnica e os agentes socioeducativos. Posteriormente, foram conduzidos grupos focais com os participantes, sendo realizada análise de conteúdo temática e discussão com registros de diários de campo. Os resultados indicaram contribuição para o caráter socioeducativo da medida, coerente com o Estatuto da Criança e do Adolescente, pois houve opiniões positivas e protagonismo dos adolescentes, reflexões sobre ética e a dinâmica do Centro.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Campos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Cláudia Regina Campos Rodrigues é psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos, realizando período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina em 2018-2019. Atualmente é residente pelo Programa de Saúde Mental da Universidade Estadual de Campinas.

Amanda Garcez, Faculdade CESUSC

Amanda Garcez é Psicóloga pela Faculdade CESUSC. Atualmente trabalha na linha psicanalítica.

Renan De Vita Alves de Brito, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Universidade Federal de Santa Catarina.

Renan De Vita Alves de Brito, professor do departamento de Psicologia da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Andréia Isabel Giacomozzi é psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do PPGP UFSC e do Departamento de Psicologia da UFSC, membro do LACCOS- Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição.

Tathiana Reche Santa Rosa, Departamento de Administração Socioeducativo de Santa Catarina

Tathiana Reche Santa Rosa é psicóloga formada pela Universidade Paulista Objetivo (UNIP), Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação Lúcia Dantas e atua no Departamento de Administração Socioeducativo de Santa Catarina- DEASE.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Rodrigues, C. R. C., Garcez, A., de Brito, R. D. V. A., Giacomozzi, A. I., & Santa Rosa, T. R. (2021). Transformando muros: graffiti com adolescentes em privação de liberdade. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(1supl), 63–87. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp63

Edição

Seção

ECA - 30 anos