Compreensão de leitura e consciência morfológica no ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p03Palavras-chave:
Habilidade linguística, Habilidade metalinguística, Rnsino básico, Avaliação psicoeducacional.Resumo
A compreensão de leitura e a consciência morfológica são habilidades que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi investigar a proficiência em compreensão de leitura de 70 alunos (2º ao 5º ano) de uma escola pública paulista e verificar as diferenças de desempenho e as correlações existentes entre esta habilidade e a consciência morfológica. Os instrumentos utilizados foram dois testes de Cloze e as Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica. Os resultados indicaram aumento crescente em compreensão de leitura e consciência morfológica, conforme o avanço dos anos escolares. No 2º e 3º ano, os alunos obtiveram maiores escores na consciência morfológica derivacional e no 4º e 5º ano na flexional. Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre essas habilidades apenas no 3º e 5º ano. Sugere-se a continuidade nas investigações sobre o papel da consciência morfológica para o desenvolvimento da compreensão de leitura.
Downloads
Referências
Brasil, Conselho Nacional de Saúde. (2012). Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Recuperado de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Brasil, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Coelho, C. L. G., & Correa, J. (2017). Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico, 48(1), 40-49.
Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2018). Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura. Revista CEFAC, 18(4), 941-951. doi: 10.1590/1982-0216201618421215
Cunha, N. de B., & Santos, A. A. A. (2019). Avaliação da consciência metatextual e sua predição da compreensão de leitura. Revista Psicologia Teoria e Prática, 21(1), 53-68. doi: 10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p53-68
Dancey, C. P. & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para psicólogos. São Paulo: Editora Penso.
Ferraz, A. S., de Cantalice, L. M., & dos Santos, A. A. A. (2019). Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(1), 173-189. doi: 10.5433/2236-6407.2019v10n1p173
Freitas Junior, P. V. D., & Mota, M. M. P. E. D. (2015). So, Morphological Awareness Contributes to Reading in Brazilian Portuguese?. Psico-USF, 20(3), 471-480. doi: 10.1590/1413-82712015200309
Gaiolas, M. S., & Martins, M. A. (2017). Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita. Análise Psicológica, 35(2), 117-124.doi: 10.14417/ap.1175
Gilbert, J. K., Goodwin, A. P., Compton, D. L., Kearns, D. M. (2014). Multisyllabic word reading as a moderator of morphological awareness and reading comprehension. Journal of Learning Disabilities,47(1):34-43. doi: 10.1177/0022219413509966.
Gilabert, R., Martínez, G., & Vidal-Abarca, E. (2005). Some good texts are always better: Text revision to foster inferences of readers with high and low prior background knowledge. Learning and Instruction, 15(1), 45-68. doi: 10.1016/j.learninstruc.2004.12.003
Guimarães, S. B., &Mota, M. M. P. E. D. (2016). Qual a contribuição da consciência morfológica das crianças na precisão de leitura de palavras e compreensão de texto no português?. Estudos de Psicologia (Natal), 21(3), 239-248.doi: 10.5935/1678-4669.20160023
Guimarães, S. R. K., Paula, F. V., Mota, M. M. P. E., & Barbosa, V. R. (2014). Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura?. Psicologia USP, 25(2), 201-212. doi: 10.1590/0103-6564A20133713
Hagen, V., Miranda, L. C., & da Mota, M. M. P. E. (2011). Consciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas. Revista Psicologia Teoria e Prática, 12(3), 135-148.
Kintsch, W., & Rawson, K. A. (2013). Compreensão. In M. J. Snowling, & C. Hulme (Orgs.). A ciência da leitura, (pp. 227-244). Porto Alegre: Penso.
Kruk, R. S., & Bergman, K. (2013). The reciprocal relations between morphological processes and reading. Journal of Experimental Child Psychology, 114(1), 10-34. doi: 10.1016/j.jecp.2012.09.014
Laroca, M. N. C. (2005). Manual de morfologia do Português. Campinas, SP: Pontes.
Lúcio, P. S., Lima, T. H. D., Jesuíno, A. D. S. A., & Rueda, F. J. (2018). Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do ensino fundamental. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 112-131. doi: 10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp112
Mota, M. M. P. E., & Brilhante, S. (2012). Tarefas de consciência morfológica. Relatório técnico não publicado. Rio de Janeiro; UERJ.
Mota, M. M. P. E., Lisboa, R., Dias, J., Gontijo, R., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S., ... & dos Santos, A. A. A. (2009). Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 223-229. doi: 10.1590/S0102-79722009000200008
Mota, M. M. P. E. D., & Santos, A. A. A. (2014). The Cloze evaluation as a measure of reading ability in primary education. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 135-142.
doi.org/10.1590/S1413-85572014000100014
Oliveira, K. L. D., Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. D. (2007). Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 11(1), 41-49. doi: 10.1590/S1413-85572007000100005
Oliveira, B. S. F., & Justi, F. R. R. (2018). A contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiro. Revista Psicologia Teoria e Prática, 19(3), 270-286. doi: 10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p270-286
Oliveira, K. L. D., Santos, A. A. A., & Rosa, M. T. (2016). Compreensão em leitura no ensino fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(3), 546-557. doi: 10.1590/1982-3703001172014
Mota, M. M. P. E., Guimarães, S. B., Conti, C., Linhares, T., Rezende, L. B., Amorin, S., ... & Gumier, A. B. (2013). Diferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 730-734. doi: 10.1590/S0102-79722013000400013
Santos, A. A. A. (2005). Evidências e validade de critério para o Teste de Cloze. (Manuscrito não publicado). Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco: Itatiba, SP.
Santos, A. A. A., & Fernandes, E. S. D. O. (2016). Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 465-473. doi: 10.1590/2175-3539201502031013
Santos, A. A. A., & Ferraz, A. S. (2017). Avaliação de habilidades relacionadas à compreensão de leitura no ensino fundamental. Psico, 48(1), 21-30. doi: 10.15448/1980-8623.2017.1.24376
Santos, A. A. A., Ferraz, A. S., & Rueda, F. J. M. (2018). Relações entre a Compreensão de Leitura e as Habilidades Metalinguísticas. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 301-309. doi: 0.1590/2175-35392018026239
Santos, A. A. A., & Monteiro, R. M. (2016). Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 7(2), 86-100.
Silva, A. A. M., & Martins-Reis, V. D. O. (2017). Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura. CoDAS, 29(1), 1-8. doi: 10.1590/2317-1782/20172016032
Suehiro, A. C. B.; Santos, A. A. A. (2015). Compreensão de leitura e consciência fonológica: evidências de validade de suas medidas. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 201-211. doi: 10.1590/0103-166X2015000200005
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)