Intervenção em crise realizada com pessoas afetadas por emergências em uma Companhia de Bombeiros Militar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p243Palavras-chave:
Intervenção na crise, Emergências, Adaptação psicológica, Bombeiros.Resumo
O presente artigo buscou refletir sobre a intervenção em crise realizada com 15 pessoas afetadas por emergências, as quais foram atendidas pelo Auto Socorro de Urgência de uma Companhia de Bombeiros de Santa Catarina. A intervenção foi realizada em um único momento com cada afetado de modo a contemplar cinco etapas: 1) estabelecimento do contato; 2) análise do problema; 3) busca das possíveis soluções; 4) orientação para execução de ações concretas; e 5) verificação do progresso. Tais intervenções foram realizadas desde a chegada ao local da ocorrência até o hospital, sendo estas após os primeiros socorros dos bombeiros militares. Observou-se que os afetados expressaram comportamentos de ansiedade e estresse, os quais foram minimizados após a intervenção de crise. Verificou-se que esta prática contribuiu para a mobilização de recursos pessoais dos afetados para o enfrentamento da emergência. Sugere-se sua utilização em instituições de urgência e emergência.
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