Estudos brasileiros sobre o cotidiano no contexto da docência: uma revisão sistemática

Autores

  • Andreia Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Camila Trindade Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Chalfin Coutinho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0003-2078-7106

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p41

Palavras-chave:

cotidiano, docência, métodos de pesquisa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de revisão sistemática em estudos brasileiros sobre a temática do cotidiano em contextos de docência, mais especificamente, sobre as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nos mesmos. Foram selecionadas publicações indexadas nas bases de dados Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Scielo, no período de 2006 a 2015. Apesar da diversidade teórica de perspectivas sobre o cotidiano, verificou-se que os estudos produzidos no cenário brasileiro se ancoram nas teorias sobre o cotidiano de Michel de Certeau e de Agnes Heller. Em relação aos aspectos metodológicos os estudos analisados evidenciaram o uso de vários instrumentos de pesquisa, sendo a entrevista e a observação, as técnicas mais utilizadas. No que concerne à análise das informações em estudos brasileiros sobre o cotidiano, no contexto da docência, observou-se que a maioria dos estudos não reportam de forma detalhada como procederam a apreciação e o tratamento de seus dados.

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Biografia do Autor

Andreia Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Camila Trindade, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC – Brasil

Maria Chalfin Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC – Brasil

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Martins, A., Trindade, C., & Coutinho, M. C. (2019). Estudos brasileiros sobre o cotidiano no contexto da docência: uma revisão sistemática. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 41–58. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p41

Edição

Seção

Artigos Originais