Evidência de validade de conteúdo de uma medida de atenção plena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p102

Palavras-chave:

testes psicológicos, atenção plena, psicologia positiva

Resumo

A atenção plena é uma qualidade da consciência que surge ao prestar atenção, de forma intencional e com uma postura de não julgamento, às experiências que surgem no momento presente. Os objetivos deste estudo foram de verificar a pertinência dos itens para avaliar atenção plena, em relação ao modelo conceitual proposto, e analisar a clareza dos itens para o público alvo. Os itens foram submetidos à análise de juízes (N=3) e análise semântica (N=16). A concordância entre os juízes foi analisada pelo índice de concordância (IC) e pelo coeficiente Kappa. A análise semântica recebeu tratamento qualitativo. Excluíram-se os itens que apresentaram IC inferior a 50%. Após esta exclusão, os 145 itens que restaram apresentaram concordância geral moderada (k=0,51; p<,05) e índice de concordância satisfatório (75%). Conclui-se que a compreensão dos fatores da atenção plena é divergente entre os especialistas. Entretanto, os itens selecionados constituíram representações adequadas do construto e também mostraram-se compreensíveis para o público alvo, sugerindo validade de conteúdo para a escala.

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Biografia do Autor

Jeferson Gervasio Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC

Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor ajunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Maiana Farias de Oliveira Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Professora ajunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Luiza Bianchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Mônica Monteiro Kotzias, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Giovania Mitie Maesima, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Pires, J. G., Nunes, C. H. S. da S., Nunes, M. F. de O., Bianchi, M. L., Kotzias, M. M., & Maesima, G. M. (2018). Evidência de validade de conteúdo de uma medida de atenção plena. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3), 102–122. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p102

Edição

Seção

Artigos Originais