Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: busca por evidências de validade de conteúdo

Autores

  • Rodrigo Hipólito Roza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9757-9113
  • Tatiana de Cassia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p45

Palavras-chave:

estilo de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação, avaliação psicológica, validade do teste

Resumo

Esse estudo teve como objetivo a busca por evidências de validade de conteúdo de uma nova escala, em desenvolvimento, intitulada Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias. Para tanto, quatro juízes na área de avaliação psicológica avaliaram os 40 itens que compõem a escala, considerando quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático, estabelecidos por Alonso, Gallego e Honey (1997). Originalmente, a maioria dos itens (n=34) apresentou índices de concordância acima de 75%, mostrando-se satisfatórios. Duas novas rodadas de avaliação foram conduzidas com os itens que foram reformulados ou substituídos por novos, sendo que, após esse procedimento, atingiram o índice de concordância esperado. As análises dos coeficientes Kappa evidenciaram índices acima de 0,75. Os resultados apontaram a adequação da escala aos conteúdos do modelo que pretende avaliar, mostrando-se adequada para uso em outros estudos, empíricos, de investigação de suas qualidades psicométricas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-Doutorado pela Universidade São Francisco. Professor do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós Doutorado na Universidade São Francisco. Professora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas,

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Roza, R. H., Wechsler, S. M., & Nakano, T. de C. (2018). Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: busca por evidências de validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 45–64. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p45

Edição

Seção

Artigos Originais