Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p86Palavras-chave:
Compreensão de Leitura, Escrita, Ensino Fundamental, Avaliação Psicoeducacional.Resumo
O Cloze tem sido usado como uma medida de compreensão de leitura pela omissão de algumas palavras de um texto, que devem ser completadas pelo leitor. Este trabalho buscou evidência de validade para dois textos baseados na técnica de Cloze por meio da correlação com a Escala de Avaliação da Escrita – EAVE, assim como procurou explorar as diferenças de desempenho no Cloze em subgrupos de alunos, formados com base na pontuação da EAVE. Participaram da pesquisa 92 crianças procedentes de uma escola pública do estado de São Paulo com idades entre 7 e 10 anos. Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze e a EAVE. Os resultados indicaram uma correlação moderada e significativa entre os textos do Cloze e a EAVE evidenciando a convergência entre os construtos. Além disso, alunos com desempenho fraco na EAVE obtiveram baixo rendimento no Cloze.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
American Educational Research Association (AERA), American Psychological Association (APA), & National Council on Measurement in Education (NCME) (2014). The standards for educational and psychological testing. Washington-DC: AERA.
Alliende, F. & Condemarín, M. (1987). Leitura – teoria, avaliação e desenvolvimento (J. C. A. Abreu, Trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Cunha, N. B., & Santos, A. A. A. (2008). Habilidades linguísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particulares. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9 (1), 35-44.
Cunha, N. B., & Santos, A. A. A. (2009). Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal, 21(3), 549-562. doi: 10.1590/S1984- 02922009000300010.
Dancey, C., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre, RS: Artmed.
Ellis, A. W. (2001). Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva (2a ed.), (D. Batista, Trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2007). Percepção da leitura e da fala. In M. W. Eysenck & M. T. Keane, Manual de psicologia cognitiva (pp. 313-347). Porto Alegre, RS: Artmed.
Flower, L., & Hayes, J. (1981). Plans that guide the composing process. In C. H Frederiksen & J. Dominic (Org.), Writing: The nature, development, and teaching of written communication (pp. 39–58).
Hillsdale, NJ: Erlbaum. Guidetti, A. A., & Martinelli, S. C. (2007). Compreensão em leitura e desempenho em escrita de crianças do ensino fundamental. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 8(2), 175-184.
Joly, M. C. R. A. (2009). Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental. Em A. A. A Santos, E. Boruchovitch & K. L. Oliveira (2009). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção (pp. 119-145). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Marec-Breton, N., & Gombert, J. (2004). A dimensão morfológica nos principais modelos de aprendizagem da leitura. In M. R. Maluf (Org). Psicologia educacional: questões contemporâneas (pp. 105-122). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Mota, M. M. P. E. (2015). Um olhar crítico sobre os testes de compreensão de leitura. Avaliação Psicológica, 14(3), 347-351. doi: 10.15689/ap.2015.1403.06.
Mota, M. M. P. E., & Santos, A. A. A. (2014). O cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 35-142. doi: 10.1590/S1413-85572014000100014.
Mota, M. M. P. E., Santos, A. A. A., Dias, J., Paiva, N., Lisboa, S. M., & Silva, D. A. (2008). Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental I. Psicologia em Pesquisa, 2(2), 51-60.
Mota, M. M. P. E., Vieira, M. T., Bastos, R. R., Dias, J., Paiva, N., Lisboa, S. M., & Silva, D. A. (2012). Leitura contextual e processamento metalinguístico no português do Brasil: um estudo longitudinal. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 114-120. doi: 10.1590/S0102-79722012000100014.
Nicholson, T. (1999). Reading comprehension processes. In G. B. Thompson & T. Nicholson (Orgs.), Learning to Read (pp. 127-149). Newark: IRA.
Pasquali, L. (2010). Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (2010), Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas (pp. 165-198). Porto Alegre, RS: Artmed.
Primi, R; Muniz, M., & Nunes, C. H. S. S. (2009). Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. Em C. S. Hutz. (Org.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica (pp. 243-265). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Santos, A. A. A. (2004). O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 8 (2), 217-226.
Santos, A. A. A. (2005). Evidências de validade de critério para o teste de cloze. Manuscrito não publicado. Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia. Universidade São Francisco, São Paulo.
Santos, A. A. A., Noronha, A. P., & Sisto, F. F. (2010). Toni 3 – forma A e teste de cloze: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 399- 405. doi: 10.1590/S0102-37722010000300002.
Sisto, F.F. (2001). Dificuldade de aprendizagem em escrita: um instrumento de avaliação (ADAPE). Em F.F., Sisto, E., Boruchovitch, & L.D.T., FINI, (Orgs.), Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Psicopedagógico (pp. 190-213). Petrópolis, RJ: Vozes.
Sisto, F. F. (2005). Escala de Avaliação da Escrita. Relatório técnico. Itatiba, SP: Universidade São Francisco. Sisto, F. F. (2006). Estudo do funcionamento diferencial de itens para avaliar o reconhecimento de palavras. Avaliação Psicológica, 5(1), 01-10.
Sternberg, R. J. (2008). Linguagem em contexto. In R. J. Sternberg, Psicologia cognitiva (pp. 326-364). Porto Alegre, RS: Artmed.
Suehiro, A. C. B. (2013). Produção científica sobre o teste de cloze. Psicologia Escolar e Educacional, 17(2), 223-232. doi: 10.1590/S1413- 85572013000200004
Suehiro, A. C. B., & Santos, A. A. A. (2012). Validade concorrente entre instrumentos de avaliação da compreensão em leitura e da escrita. Psicologia Argumento, 30(68), 131-138
Suehiro, A. C. B., Santos, A. A. A., & Rueda, F. J. M. (2015). Desenvolvimento perceptomotor e escrita em crianças do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 369-376. doi: 10.1590/2175- 3539/2015/0192861.
Zucoloto, K. A. & Sisto, F. F. (2002). Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 6(2), 157-166.
Wang, S., Jiao, H., Young, M. J., Brooks, T., & Olson, J. (2008). Comparability of computer-based and paper-and-pencil testing in K-12 reading assessments: A meta-analysis of testing mode effects. Educational and Psychological Measurement, 68(1), 5-24. doi: 10.1177/0013164407305592.
Alliende, F. & Condemarín, M. (1987). Leitura – teoria, avaliação e desenvolvimento (J. C. A. Abreu, Trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Cunha, N. B., & Santos, A. A. A. (2008). Habilidades linguísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particulares. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9 (1), 35-44.
Cunha, N. B., & Santos, A. A. A. (2009). Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal, 21(3), 549-562. doi: 10.1590/S1984- 02922009000300010.
Dancey, C., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre, RS: Artmed.
Ellis, A. W. (2001). Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva (2a ed.), (D. Batista, Trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2007). Percepção da leitura e da fala. In M. W. Eysenck & M. T. Keane, Manual de psicologia cognitiva (pp. 313-347). Porto Alegre, RS: Artmed.
Flower, L., & Hayes, J. (1981). Plans that guide the composing process. In C. H Frederiksen & J. Dominic (Org.), Writing: The nature, development, and teaching of written communication (pp. 39–58).
Hillsdale, NJ: Erlbaum. Guidetti, A. A., & Martinelli, S. C. (2007). Compreensão em leitura e desempenho em escrita de crianças do ensino fundamental. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 8(2), 175-184.
Joly, M. C. R. A. (2009). Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental. Em A. A. A Santos, E. Boruchovitch & K. L. Oliveira (2009). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção (pp. 119-145). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Marec-Breton, N., & Gombert, J. (2004). A dimensão morfológica nos principais modelos de aprendizagem da leitura. In M. R. Maluf (Org). Psicologia educacional: questões contemporâneas (pp. 105-122). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Mota, M. M. P. E. (2015). Um olhar crítico sobre os testes de compreensão de leitura. Avaliação Psicológica, 14(3), 347-351. doi: 10.15689/ap.2015.1403.06.
Mota, M. M. P. E., & Santos, A. A. A. (2014). O cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 35-142. doi: 10.1590/S1413-85572014000100014.
Mota, M. M. P. E., Santos, A. A. A., Dias, J., Paiva, N., Lisboa, S. M., & Silva, D. A. (2008). Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental I. Psicologia em Pesquisa, 2(2), 51-60.
Mota, M. M. P. E., Vieira, M. T., Bastos, R. R., Dias, J., Paiva, N., Lisboa, S. M., & Silva, D. A. (2012). Leitura contextual e processamento metalinguístico no português do Brasil: um estudo longitudinal. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 114-120. doi: 10.1590/S0102-79722012000100014.
Nicholson, T. (1999). Reading comprehension processes. In G. B. Thompson & T. Nicholson (Orgs.), Learning to Read (pp. 127-149). Newark: IRA.
Pasquali, L. (2010). Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (2010), Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas (pp. 165-198). Porto Alegre, RS: Artmed.
Primi, R; Muniz, M., & Nunes, C. H. S. S. (2009). Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. Em C. S. Hutz. (Org.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica (pp. 243-265). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Santos, A. A. A. (2004). O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 8 (2), 217-226.
Santos, A. A. A. (2005). Evidências de validade de critério para o teste de cloze. Manuscrito não publicado. Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia. Universidade São Francisco, São Paulo.
Santos, A. A. A., Noronha, A. P., & Sisto, F. F. (2010). Toni 3 – forma A e teste de cloze: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 399- 405. doi: 10.1590/S0102-37722010000300002.
Sisto, F.F. (2001). Dificuldade de aprendizagem em escrita: um instrumento de avaliação (ADAPE). Em F.F., Sisto, E., Boruchovitch, & L.D.T., FINI, (Orgs.), Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Psicopedagógico (pp. 190-213). Petrópolis, RJ: Vozes.
Sisto, F. F. (2005). Escala de Avaliação da Escrita. Relatório técnico. Itatiba, SP: Universidade São Francisco. Sisto, F. F. (2006). Estudo do funcionamento diferencial de itens para avaliar o reconhecimento de palavras. Avaliação Psicológica, 5(1), 01-10.
Sternberg, R. J. (2008). Linguagem em contexto. In R. J. Sternberg, Psicologia cognitiva (pp. 326-364). Porto Alegre, RS: Artmed.
Suehiro, A. C. B. (2013). Produção científica sobre o teste de cloze. Psicologia Escolar e Educacional, 17(2), 223-232. doi: 10.1590/S1413- 85572013000200004
Suehiro, A. C. B., & Santos, A. A. A. (2012). Validade concorrente entre instrumentos de avaliação da compreensão em leitura e da escrita. Psicologia Argumento, 30(68), 131-138
Suehiro, A. C. B., Santos, A. A. A., & Rueda, F. J. M. (2015). Desenvolvimento perceptomotor e escrita em crianças do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 369-376. doi: 10.1590/2175- 3539/2015/0192861.
Zucoloto, K. A. & Sisto, F. F. (2002). Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 6(2), 157-166.
Wang, S., Jiao, H., Young, M. J., Brooks, T., & Olson, J. (2008). Comparability of computer-based and paper-and-pencil testing in K-12 reading assessments: A meta-analysis of testing mode effects. Educational and Psychological Measurement, 68(1), 5-24. doi: 10.1177/0013164407305592.
Downloads
Publicado
2016-10-31
Como Citar
Santos, A. A. A. dos, & Monteiro, R. M. (2016). Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(2), 86–100. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p86
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2016 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)