Construção de um material educativo para a prevenção do câncer de colo do útero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n2p146

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Atenção Primária, Percepção da Doença, Câncer

Resumo

O câncer de colo de útero (CCU) é o terceiro tumor mais incidente nas mulheres brasileiras, e as ações de prevenção primária podem reduzir a mortalidade pela doença. Profissionais devem buscar meios para que a comunicação em saúde seja efetiva, utilizando metodologias práticas e científicas. O objetivo deste artigo é descrever o processo de elaboração de um material educativo produzido por profissionais da psicologia, enfermagem e design, direcionado a usuárias da atenção básica. O conteúdo do material foi desenvolvido a partir de uma pesquisa empírica sobre as percepções de mulheres e seus comportamentos frente ao CCU. A construção do material baseou-se nas teorias de autorregulação em saúde e no human-centered design. O produto deste estudo foi a confecção de uma cartilha em formato de flor, com quatro histórias que abarcam os principais conteúdos relacionados aos comportamentos de prevenção do CCU. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Peuker, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Doutorado e Pós Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISINOS,

Natália Britz de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Eenfermeira residente no Grupo Hospitalar Conceição na ênfase atenção ao paciente critico.

Karine Freire, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Doutorado em Design (PUCRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

Caio Marcelo Miolo, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Graduado em Desenho Industrial e é mestrando em Design Estratégico na UNISINOS.

Elisa Kern de Castro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Psicologia clínica e da Saúde pela Universidade Autônoma de Madrid e estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade de Salamanca. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISINOS.

Referências

Bish, A., Ramirez, A., Burgess C., & Hunter, M. (2005). Understandig why women delay in seeking help for breast cancer symptoms. Journal of Psychos Research, 58(4), 321-326. doi: 10.1016/j.jpsychores.2004.10.007

Brito-Silva, K., Bezerra, A.F.B., Chaves, L.D.P., & Tanaka O.Y. (2013). Integralidade no cuidado ao câncer do colo do útero: avaliação do acesso. Revista de Saúde Pública, 48(2), 240-248. Recuperado de: http://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/81147/84771.

Castro, E.K., Aretz, M., Lawrens, P., Romeiro, F.B., & Haas, S.A. (2013). Illness perceptions in brasilian women whit a cervical cancer, women with a precursory lesions and healthy women. Psicooncología, 10(2-3), 417-423. doi: 10.1590/1678-7153.20

Corazza, C. (2014). Psicoeducação para a prevenção do câncer de colo de útero: Uma Proposta de Intervenção. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

Coriolano-Marinus, M.W.L., Pavan, M.I., & Bettencourt A.R.C. (2014). Validação de material educativo para alta hospitalar de pacientes com prescrição de oxigenoterapia domiciliar prolongada. Escola Anna Nery, 18(2), 284-289. doi: 10.5935/1414-8145.20140041

Cruz, L., & Loureiro, R. (2008). A comunicação na abordagem preventiva do câncer do colo do útero: importância das influências histórico-culturais e da sexualidade feminina na adesão às campanhas. Saúde & Sociedade, 17(2), 120-131. doi: 10.1590/S0104-12902008000200012

Da Ros, M.A., Maeyama, M.A., & Leopardi M.T. (2012). Tecnologia na área da saúde. De que tecnologia estamos falando? Saúde & Transformação Social, 3(3), 29-35. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/2653/265323673006.pdf

Figueiras, M., Marcelino, D.S., Claudino, A., Cortes, M.A., Maroco, J., & Weinman, J. (2010). Patients’ illness schemata of hypertension: The role of beliefs for the choice of treatment. Psychology & Health, 25(4), 1-11. doi: 10.1080/08870440802578961.

Freitas, R., Waechter, H., Coutinho, S., & Gubert, F. (2014). Design da Informação, Comunicação, Saúde e prevenção das DST/Aids: estudo sistemático. Comunicação e Sociedade, 35(2), 291-314. doi: 10.15603/2175-7755/cs.v35n2p291-314

Fundação Nacional de Saúde. (2007). Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base (2ª ed.). Brasília, DF: FUNASA.

Gonçalves, M., Barbieri, M., & Gabrielloni, M. (2008). Teste de Papanicolaou: construção e validação de material educativo para usuárias de um serviço de saúde. Saúde Coletiva, 20(5), 39-44. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/842/84202003.pdf

Green, H.J., Steinnagel, G., Morris, C., & Laakso, E.L. (2014). Health behaviour models and patient preferences regarding nutrition and physical activity after breast or prostate cancer diagnosis. European Journal Cancer Care, 23(5), 640-652. doi: 10.1111/ecc.12190.

IDEO. (2009). The Human Centred Design Toolkit. Londres: IDEO.

INCA. (2016). Câncer Cervical. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: INCA.

Leventhal, H., Benyamini, Y., Brownlee, S., Diefenbach, M., Leventhal, E., & Patrick-Miller, L. (1997). Illness Representations: Theoretical Foundations. In Petrie K., & Weinman, J. Perceptions of Health & Illness (pp. 19-45). London: Harwood Publishers.

Mantenese, J.C. (2008). Câncer Ginecológico: ovário, útero e vagina. In Carvalho, V.A., Franco, M.H., Kovács M.J., Liberato R.P., Macieira R.C., Veit M.T. ..., & Barros L.H. Temas em Psico-Oncologia (pp. 59-66). São Paulo: Summus editorial.

Marques, S.C., Tyrrell, M.A., & Oliveira, D.C. (2013). As práticas educativas na prevenção do HIV/AIDS das usuárias da rede básica de saúde do Rio de Janeiro/Brasil. REME, 17(3), 538-546. doi: 10.5935/1415-2762.20130040

Marteau T., & Weinman J. (2013). Self-regulation and the behavioural response to DNA risk information: a theoretical analysis and framework for current research and future practice. Social Science & Medicine, 62(6), 1360-1368. doi: 10.1016/j.socscimed.2005.08.005

Ministério da Saúde. (2012). Política Nacional de Atenção Básica (1ª ed.). Brasília, DF: DAB.

Ministério da Saúde. (2013). Controle dos cânceres do colo do útero e da mama (2ª ed.). Brasília, DF: DAB.

Ministério da Saúde. (2015). Começa oferta da vacina contra HPV para meninas de 9 a 11 anos. Recuperado de: http://www.brasil.gov.br/saude/2015/03/comeca-oferta-da-vacina-contra-hpv-para-meninas-de-9-a-11-anos

OMS. (2013). Prevenção e controle de amplo alcance do câncer do colo do útero: um futuro mais saudável para meninas e mulheres (1ª ed.). Washington, DC: OPAS.

Reberte, L., Hoga, L., & Gomes, A. (2012). O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Revista Latino Americana de Enfermagem, 20(1), 101-108. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_14.pdf

Rees, G., Fru, A., Cull, A., & Sutton S. (2004). Illness perceptions and distress in women at increased risk of breast cancer. Psychology & Health, 19(3), 749-765. Recuperado de http://www.phpc.cam.ac.uk/pcu/wp-content/files/2012/01/Paper94.pdf

Pimenta, D.N. (2008). Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia para educação em saúde. Tese de Doutorado, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte.

Roam, D. (2008). The back of the napkin: solving problems and selling ideas with pictures. New York: Penguin Group.

Santos, A.K., Monteiro, S., & Rozember B. (2009). Significados e usos de materiais educativos sobre hanseníase segundo profissionais de saúde pública do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Caderno de Saúde Pública, 24(4), 857-867. doi: 10.1590/S0102-311X2009000400017

Shiloh, S. (2006). Illness Representations, Self-Regulation, and Genetic Couseling: A Theoretical Review. Journal of Genetic Counseling, 15(5), 325-337. doi: 10.1007/s10897-006-9044-5

Shiloh S., Drori E., Orr-Urtreger A., & Friedman E. (2009). Being ‘at-risk’ for developing cancer: cognitive representations and psychological outcomes. Journal of Behavioral Medicine, 32(2), 197-208. doi: 10.1007/s10865-008-9178-z

Tavafian, S.S. (2012). Predictors of Cervical Cancer Screening: An Application of Health Belief Model. Recuperado de: http://www.intechopen.com/books/topics-on-cervical-cancer-with-an-advocacy-for-prevention

White, J. (2006). Edição de design: para designers, diretores de arte e editores - o guia clássico para ganhar leitores. São Paulo: JSN EDITORIAL LTDA; 2006.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Peuker, A. C., Britz de Lima, N., Freire, K., Miolo, C. M., & de Castro, E. K. (2017). Construção de um material educativo para a prevenção do câncer de colo do útero. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 8(2), 146–160. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n2p146

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional