Discurso universitário e função do estágio na clínica-escola: contribuições da psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p2

Palavras-chave:

Psicanálise, Universidade, Estágio supervisionado

Resumo

A transmissão da Psicanálise na universidade é questionável, pois existe uma tensão entre as normas que regulam o discurso universitário e o discurso analítico. Pretende-se assinalar alguns limites e possibilidades do trabalho com a Psicanálise na universidade. Inicialmente, apresentam-se aqueles dois discursos com base na teoria lacaniana. A seguir investiga-se o modelo de avaliação como uma versão contemporânea do discurso universitário, no qual as questões da subjetividade são silenciadas em proveito da valorização da quantidade de saber. Por último, elege-se o estágio supervisionado como momento privilegiado para pensar a questão da transmissão da Psicanálise na universidade. Conclui-se que, apesar das dificuldades experimentadas no trabalho, a práxis na clínica-escola tem uma função positiva, pois requer do estagiário maior responsabilidade com sua prática.

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Biografia do Autor

Rosane Zétola Lustoza, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Zétola Lustoza, R., & Pinheiro, N. N. B. (2014). Discurso universitário e função do estágio na clínica-escola: contribuições da psicanálise. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(2), 2–14. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p2

Edição

Seção

Artigos Originais