Representações sociais da violência em professores da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p240

Palavras-chave:

violência escolar, educação pública, representação social

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia de uma cidade de médio porte, do interior do Estado de São Paulo. Referenciando-se no método de análise das Representações Sociais, teve como objetivo investigar as concepções e as significações de violência nas escolas, produzidas por professores do Ensino Médio e Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidirigidas em profundidade, com oito participantes escolhidos pelos critérios de disponibilidade e variabilidade do conjunto. As entrevistas foram gravadas, e o material transcrito foi organizado em categorias temáticas, segundo o procedimento da análise de conteúdo. As interpretações e justificativas para os episódios de violência baseiam-se em concepções pré-científicas e constituem um discurso desprovido de autocrítica, caracterizado pela impotência e por um sentido fatalista de futuro, dificultando o enfrentamento e a prevenção.

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Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, Centro Universitário de Votuporanga

Doutorando em Psicologia pela USP/FFCPRP. Prof. no Centro Universitário de Votuporanga 

Sergio Kodato, Universidade de São Paulo

Doutor em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Prof. Dr. na USP/FFCLRP

Francielle Xavier Dias, Universidade de São Paulo

Mestrandra em Psicologia pela Universidade de São Paulo - FFCLRP

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Publicado

2014-05-09

Como Citar

de Paula, A. da S., Kodato, S., & Dias, F. X. (2014). Representações sociais da violência em professores da escola pública. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 4(2), 240–257. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p240

Edição

Seção

Artigos Originais