A performatividade nos quatro discursos

Autores

  • Bianca Novaes de Mello Universidade Federal Fluminense (UFF/PUNF)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p72

Palavras-chave:

subject, performative, discourse

Resumo

Pretende-se demonstrar que a tese lacaniana segundo a qual o sujeito se constitui como efeito da cadeia significante baseia-se em uma noção de estrutura da linguagem que abarca a inscrição do sujeito em um laço social. Uma vez que a constituição do sujeito pela linguagem (S1-S2) produz um sujeito divido ($) e um resíduo denominado objeto a (a), veremos que estes quatro termos se ordenam, compondo os quatro tipos de discurso. Para tanto, retoma-se as noções de alienação e separação, a fim de assinalar que o discurso do mestre pode ser extraído dessas operações e ser pensado como gesto constituinte de todo laço social. A fim de destacar o modo particular pelo qual Lacan elabora a noção de estrutura da linguagem nela incluindo a possibilidade de produção do sujeito e de inscrição em um laço social, aborda-se também a noção estruturalista de linguagem e a noção de performativo, oriunda da filosofia pragmática da linguagem.

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Biografia do Autor

Bianca Novaes de Mello, Universidade Federal Fluminense (UFF/PUNF)

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio); Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/PUNF).

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Publicado

2011-04-05

Como Citar

Mello, B. N. de. (2011). A performatividade nos quatro discursos. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(1), 72–87. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p72

Edição

Seção

Artigos Originais