Motivação para aprender: Diferenças de metas de realização entre alunos do ensino fundamental

Autores

  • Rebecca de Magalhães Monteiro Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0002-8599-7465

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p19

Resumo

O presente trabalho investigou as metas de realização de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública e outra particular de Belo Horizonte. Também foram exploradas as diferenças relativas às variáveis tipo de escola e ano escolar. Participaram 518 crianças com idades entre 7 e 13 anos. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem – EMAPRE-I composta pelos fatores meta aprender, meta performance-aproximação e meta performance-evitação. Os resultados revelaram que a meta predominante entre os alunos dessa amostra foi a meta performance-evitação e que houve uma diferença estatisticamente significativa entre as médias das metas quanto a variável tipo de escola, favorecendo os alunos da escola pública. Em relação ao ano escolar as médias das metas aprender e performance-evitação apresentaram diferenças significativas entre os anos escolares da escola particular, favorecendo os alunos do 3º ano e os do 5º ano, respectivamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rebecca de Magalhães Monteiro, Universidade São Francisco

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia pelo Instituto e Psicologia da USP. Docente da graduação e da Pósgraduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco.

Referências

Ames, C. (1992). Classrooms: Goals, structures and student motivation. Journal of Educational Psychology, 84(3), 261-271.

Anderman, H. L., & Anderman, E. M. (1999). Social predictors of changes in students’ achievement goal orientations. Contemporary Educational Psychology, 25, 21-37.

Boruchovitch, E. & Costa, E. R. (2004). O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação de alunos. In E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. (3a ed., pp.134-147). Petrópolis, RJ: Vozes.

Broussard, S. C., & Garrison, M. E. B. (2004). The relationship between classroom motivation and academic achievement in elementary-school-aged children. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33, 106-120.

Bzuneck, J. A. (2004a). A orientação do aluno: aspectos introdutórios. In E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. (3a ed., pp.9-36). Petrópolis, RJ: Vozes.

Bzuneck, J. A. (2004b). A motivação do aluno: orientado a metas de realização. In E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. (3a ed., pp.58-77). Petrópolis, RJ: Vozes.

Darnon, C., Harackiewicz, J. M., Butera, F., Mugny, G., & Quiamzade, A. (2007). Performance-approach and performance-avoidance goals: When uncertainty makes a difference. Personality and Social Psychology Bulletin, 33, 813- 827.

Dweck, C. S. (1986). Motivational processes affecting learning. American Psychologist, 41, 1040-1048.

Dweck, C. D., & Leggett, E. L. (1988). A social-cognitive approach to motivation and personality. Psychological Review, 95(2), 256-273.

Ee, J., Wang, C. K. J., Koh, C. Tan, O. S. & Liu, W. C. (2009). Goal orientations and metacognitive skilss of normal technical and normal academic students on project work. Asia Pacific Education Review, 10, 337-344.

Elliot, A. J. & Church, M. A. (1997). A hierarchical model of approach and avoidance achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, 72, 218-232.

Givvin, K. B. (2001). Goal orientations of adolescents, coaches, and parents: Is there a convergence of beliefs? Journal of Early Adolescence, 21(2), 228- 248.

Gottfried, A. E. (1990). Academic intrinsic motivation in elementary and junior high school students. Journal of Educational Psychology, 82(3), 525-538.

Gouveia, V. V., Diniz, P. K. C., Gouveia, R. S. V. & Cavalcante, J. P. N. (2008). Metas de realização entre estudantes do ensino médio: evidências de validade fatorial e consistência interna de uma medida. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(4), 535-544.

Guimarães, S. E. R. (2004). Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompenses em sala de aula. In E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. (3a ed., pp.37-57). Petrópolis, RJ: Vozes.

Martinelli, S. C., & Genari, C. H. M. (2009). Relações entre desempenho escolar e orientações motivacionais. Estudos de Psicologia (Natal), 14(1), 13-21. Middleton, M. J., & Midgley, C. (1997). Avoiding the demonstration of lack of ability: an uderexplored aspect of goal theory. Journal of Education Psychology, 89(4), 710-728.

Senko, C., & Harackiewicz, J. M. (2005). Achievement goals, task performance, and interest: Why perceived goal difficulty matters. Personality and Social Psychology Bulletin, 31(12), 1739-1753

Shih, S. S., (2005). Role of achievement goals in children’s learning in Taiwan. The Journal of Educational Research, 98(5), 310-318.

Tapia, J. A., & Montero, I. (2004). Orientação motivacional e estratégias motivadoras na aprendizagem escolar. In C. Coll, A. Marchesi, & J. Palácios (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação. (2a ed., pp.177-192). Porto Alegre: Artmed.

Zenorini, R. P. C., Santos, A. A. A. & Bueno, J. M. H. (2003). Escala de avaliação das metas de realização: estudo preliminar de validação. Avaliação Psicológica, 2(2), 165-173.

Zenorini, R. P. C. (2007). Estudos para a construção de uma escala de avaliação da motivação para aprendizagem – EMA. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 138 p.

Zenorini, R. P. C. & Santos, A. A. A. (2009). Escala de Motivação para Aprender (EMAPRE). Relatório Técnico não publicado. Itatiba: Programa de Pósgraduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco.

Zenorini, R. da P. C. & Santos, A. A. A. (2010). Teoria de metas de realização: fundamentos e avaliação. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck & S. E. R. Guimarães (Orgs.), Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. (pp.99-125). Petropolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2011-04-05

Como Citar

Monteiro, R. de M., & Santos, A. A. A. dos. (2011). Motivação para aprender: Diferenças de metas de realização entre alunos do ensino fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(1), 19–35. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p19

Edição

Seção

Artigos Originais