Impactos econômicos da covid-19 no turismo religioso: uma análise da ausência das celebrações do Círio de Nazaré em Belém do Pará – PA
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n1.46738Palavras-chave:
Covid-19, Círio de Nazaré, Turismo Religioso, Insumo-ProdutoResumo
O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil. Em 2020, o evento foi realizado online, devido às medidas sanitárias impostas na tentativa de controlar o avanço da pandemia da Covid-19. Assim, o evento deixou de atrair quase 2 milhões de pessoas, incluindo 83.000 turistas, o que representa uma perda de US$ 31,2 milhões para a economia de Belém. Para avaliar os efeitos econômicos inter-regionais do cancelamento das festividades do Círio de Nazaré, foram utilizadas várias técnicas de análise insumo-produto. Os efeitos no emprego foram diferenciados por níveis de renda e educação, assim como raça, gênero e grau de formalidade. Os resultados mostram que o cancelamento do Círio de Nazaré por fins sanitários gerou um impacto negativo de 0,441% no PIB de Belém e a redução de aproximadamente 5.700 empregos formais e informais. Os trabalhadores pretos e pardos com menor escolaridade e renda foram os mais atingidos, destacando as desigualdades socioeconômicas provocadas pela pandemia da Covid-19.
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