Causalidade entre educação e crescimento econômico: uma revisão da literatura e a contribuição brasileira ao debate

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2020v8n2p41

Palabras clave:

Educação, Crescimento econômico, Causalidade

Resumen

O objetivo deste trabalho é mostrar o debate sobre a causalidade entre a educação e o crescimento econômico, os principais métodos para a identificação da direção da causalidade e a contribuição brasileira para o tema. A resenha metodológica sobre a relação de causa entre a educação e o crescimento econômico revela que a sua estimação empírica se sobrepõe ao conceito de precedência temporal de variáveis. Nesse aspecto, a literatura nacional mostra que o nível do ensino fundamental mantém uma relação de causalidade em direção ao crescimento econômico; em comparação aos estudos internacionais, possui divergência quanto ao ensino superior, uma vez que as pesquisas internacionais verificaram que o crescimento econômico possui relação de precedência do ensino superior, fenômeno não encontrado nos trabalhos nacionais. Além disso, a disponibilidade de trabalhos brasileiros sobre o assunto é proporcionalmente menor do que os internacionais e replicam métodos utilizados em outros trabalhos.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Calmon Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduado em Economia  pela Universidade Estadual de Londrina.

Solange C. Inforzato Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora a da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Ribeiro, R. C., & Souza, S. C. I. (2020). Causalidade entre educação e crescimento econômico: uma revisão da literatura e a contribuição brasileira ao debate. Economia & Região, 8(2), 41–67. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2020v8n2p41

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