Avaliação das variáveis que influenciam a inserção das empresas exportadoras de Umuarama no comércio internacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p25Palabras clave:
Comércio Internacional, Variáveis, Empresas.Resumen
O presente artigo pretende avaliar as variáveis que influenciam a inserção das empresas exportadoras de Umuarama-PR no comércio internacional. Buscou-se responder se as variáveis que influenciam a inserção das empresas exportadoras de Umuarama-PR, no comércio internacional, estão ligadas a variáveis externas ou internas à economia brasileira. Para o levantamento de tais variáveis foram realizadas entrevistas com empresários exportadores de Umuarama que forneceram 24 variáveis que podem influenciar as exportações. Destas, 11 obtiveram maior peso e com elas fora aplicado o método de Matriz de Impactos Cruzados e Multiplicação Aplicadas a uma Classificação (MICMAC©). As variáveis que mais dificultam a inserção das empresas exportadoras de Umuarama no comércio internacional foram: dificuldade de acesso à informação, o custo Brasil e a taxa de exportação, todas ligadas a aspectos internos ao país. As variáveis que possuem o maior nível de dependência foram: dificuldade de intercâmbio entre o Brasil e os demais países do Mercosul e falta de políticas específicas para exportação. As principais dificuldades que as empresas de Umuarama enfrentam para inserção no comércio internacional estão relacionadas a problemas estruturais do próprio país, poucas foram as variáveis externas.
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