Um Estudo da Infraestrutura das Escolas Públicas Paranaenses através do Censo Escolar de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n3.47162

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Educação básica, Indicadores educacionais, Censo escolar

Resumo

O presente estudo examina a infraestrutura, dividida nas dimensões escolas, professor e apoio pedagógico, didática, acesso à internet e atividades especiais, das escolas do ensino médio público paranaenses através dos microdados do Censo Escolar de 2021. Sendo que as que apresentaram melhores níveis foram as dimensões escola, em que se verifica a existência de Água Potável, Alimentação e Acessibilidade e na Estrutura dos professores, em comparação às outras características em análise. Por outro lado, a presença de infraestrutura para atendimentos especiais aos alunos foi a que apresentou a menor média. Também, constatou-se a presença de heterogeneidade nas infraestruturas escolares, através da análise da infraestrutura escolar dos Núcleos Regionais de Educação do estado do Paraná.

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Biografia do Autor

Juliane Borchers, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE)/UEM.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Borchers, J., & Cunha, M. S. da. (2023). Um Estudo da Infraestrutura das Escolas Públicas Paranaenses através do Censo Escolar de 2021. Economia & Região, 11(3), 335–357. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n3.47162

Edição

Seção

Artigos