Satisfação dos usuários de hospital universitário brasileiro: estudo em unidade da região centro-oeste

Autores

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD http://orcid.org/0000-0003-2887-5610
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lidiane Parron Gonçalves Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Bárbara Galleli Dias Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Professor efetivo na Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2021v9n2p75

Palavras-chave:

Satisfação do Usuário, Qualidade de Serviços, Hospital Universitário, SUS.

Resumo

A percepção da qualidade baseia-se em critérios objetivos e subjetivos. Logo, este estudo avalia a satisfação dos usuários de um hospital universitário brasileiro, que atende pacientes única e exclusivamente do Sistema Único de Saúde Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Para tanto, foram realizadas 659 entrevistas, por meio de formulário, coletados no intervalo de 13 meses com usuários em leito hospitalar da área de clínica médica. Para a tabulação e análise dos resultados utilizou-se o software SPSS v20. Foram definidas quatro dimensões para a análise: características sociodemográficas dos usuários; qualidade percebida do atendimento dos profissionais do hospital; dos serviços; e da resolubilidade. As evidências demonstram que as satisfações concernem aos aspectos humanitários da relação médico-paciente e as insatisfações referem-se às instalações e serviços de suporte (atividade meio) oferecidos pelo hospital investigado. Todavia, tal insatisfação não é suficiente a ponto de refletir negativamente nas opiniões e recomendações da instituição. Recomenda-se ampliação das avaliações para outras instituições com o intuito de construir comparações com vistas às melhorias no sistema.

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Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

Doutor em Administração pelo PPA da UNINOVE-SP. Professor no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) na UFGD.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Administração pela Universidade Novo de Julho (Uninove). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Lidiane Parron Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bárbara Galleli Dias, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professora efetiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Professor efetivo na Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

Cintra, R. F., Ribeiro, I., Gonçalves, L. P., Dias, B. G., & Amâncio-Vieira, S. F. (2021). Satisfação dos usuários de hospital universitário brasileiro: estudo em unidade da região centro-oeste. Economia & Região, 9(2), 75–95. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2021v9n2p75

Edição

Seção

Artigos