Determinantes do grau de satisfação dos empreendedores do projeto Bom Negócio Paraná do Norte Pioneiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2014v2n2p135

Palavras-chave:

Política Pública, Micro e Pequenos Empresários, Análise Multivariada, Desenvolvimento Regional

Resumo

O trabalho tem por objetivo avaliar os determinantes da satisfação dos empreendedores com a capacitação/curso do projeto denominado Bom Negócio Paraná do Norte Pioneiro. Como ferramenta analítica, a pesquisa utilizou-se da análise fatorial, que teve a função de avaliar a consistência do questionário e agregar as 11 perguntas em dois grupos (Estrutura e Consultores). De posse dessas duas variáveis explicativas, as mesmas foram cruzadas com a nota da satisfação com o curso (variável dependente) primeiro a partir dos índices de correção (Pearson e Spearman) e posteriormente com a análise de regressão. Destaca-se que a regressão, determinou qual das variáveis se mostrara mais relevante, ou mesmo se ambas eram significativas. Como resultado verificou-se que a variável Consultores tem uma correção de Pearson moderada (0,413) com a nota de satisfação, sendo maior que a da Estrutura (0,268), classificada como fraca. Sobre a correlação de Spearman, ambas tiveram a hipótese H1 (interligação entre as variáveis) aceita. No tocante a regressão é possível inferir que tanto no conjunto como no aspecto individual, as variáveis são significativas, com destaque a estrutura que apresentou coeficiente (1,13) superior ao dos consultores (1,07), ambas explicando 27,2% da nota de satisfação (0,5 ponto de uma média de 1,86).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Desenvolvimento Econômico PPGDE/UFPR. Professor  da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Lorena Regina de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Especialista em Economia de Empresas pela Univesidade Estadual de Londrina. Consultora do PBNP na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Ricardo Dalla Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorando em História da Ciência pela PUC/SP. Professor de economia da UENP.

Referências

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Empreendedorismo e Gestão. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL. Mapa das Micro e Pequenas Empresas. 02 fev. 2012 (alterado em 28/07/2014). Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/o-mapa-das-micro-e-pequenas-empresas. Acesso em: 7 abr. 2013.

BRASIL. Ministério do Emprego e do Trabalho. PROGER -Programas de Geração de Emprego e Renda. Disponível em: portal.mte.gov.br. Acesso em: 7 Mar. 2013.

BRASIL. Ministério do Emprego e do Trabalho. PROGER Investimento. Disponível em: portal.mte.gov.br. Acesso em: 07 mar. 2013.

BRENE, Paulo Rogério Alves; SESSO FILHO, Umberto Antônio; MARIANO, Rodrigo da Silva; FERREIRA, Carlos Roberto. Análise multivariada do setor supermercadista a partir dos dados do Ranking ABRAS do Estado de São Paulo. Londrina, UEL, 2010. Mimeo.

CALLEGARI JACQUES, S. M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed; 2003.

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (CDES). Trabalho nas Micro e Pequenas empresas. Publicado em: 27 mar. 2013. Disponível em: www.cdes.gov.br. Acesso em 01 ago. 2013.

CORRAR, L. J.; EDILSON, P.; FILHO, J. M. D. (Coordenadores). Análise Multivariada: para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 2012.

DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Pearson Education, 2005

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2008.

MORTALIDADE Empresarial diminui, diz SEBRAE. Exame, 20 out. 2011. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/mortalidade-das-pequenas-empresas-diminui-diz-sebrae. Acesso em 07 mar. 2013.

QUEM pode ajudar sua empresa a crescer Exame, 5 mar. 2014. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/quem-pode-ajudar-sua-empresa-a-crescer. Acesso em: 07 mar. 2014.

FILHO, Dalson B. F.; SILVA JÚNIOR, J. A. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, p. 1-15 2009.

FINANCIADORA DE EVENTOS E PROJETOS (FINEP). Disponível em htpp://www.finep.gov.br. Acesso em 9 de julho de 2013.

FINANCIADORA DE EVENTOS E PROJETOS (FINEP). Prêmio FINEP de Inovação 2013. Disponível em: htpp://premio.finep.gov.pr. Acesso em: 30 jun. 2013.

FOMENTO, Paraná. ESTADO, Governo. Programa Bom Negócio Paraná. Abril, 2012.

FUNDAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ. (FIEP) Banco do Empreendedor do Paraná: o programa bom negócio Paraná e o banco do empreendedor do Paraná foram criados para você. Disponível em: http://www.fiepr.org.br. Acesso em: 13 mar.2013.
GUJARATI, Damodar N. Econometria Básica. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística. As micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2001.

IBGE, Coordenação de Serviços e Comércio. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/microempresa/microempresa2001.pdf. Acesso em: 3 maio 2014.

IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Causas de desaparecimento das micros e pequenas empresas. São Paulo: IBPT, abril 2013. Disponível em: https://www.ibpt.org.br/img/uploads/novelty/estudo/701/CausasDeDesaparecimentoDasMicrosEPequenasEmpresas.pdf. Acesso em: 03 de maio. 2014.

ITCG - Instituto de Terras, Cartografia e Geociências. Cartas Topográficas. Disponível em: http://www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51. Acesso em: 07 maio 2014.

KOTLER, Philip. O marketing das nações: uma abordagem estratégica para construir as riquezas nacionais. São Paulo: Futura, 1997.

LIMA, Edmilson de Oliveira. As definições de micro, pequena e média empresas brasileiras como base para a formulação de políticas públicas. In: EGEPE, 2., 2021, Londrina. Anais... Londrina: EGEPE, 2001. p. 421-436. Disponível em: http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/londrina/GPE2001-03.pdf. Acesso em: 28 jun. 2013.

LIRA, S. A.; CHAVES NETO, A. Coeficientes de correlação para variáveis ordinais e dicotômicas derivados do coeficiente linear de Pearson. RECIE, Uberlândia, v. 15, n. 1/2, p. 45-53, jan./dez. 2006. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/cieng/article/download/529/489. Acesso: 6 ju. 2013.

MAXIMIANO, Antonio Cezar A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MOORE, David S. The Basic Practice of Statistics. New York: Freeman, 2007.

PONTES, A. C. F. Ensino da correlação de postos no ensino médio. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/sinape/sites/default/files/EnsinoCorrelacaoDePostos.pdf. Acesso em 16 abr. 2013.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.). Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013. Brasília: DIEESE: 2013.

SEBRAE/MG - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE-MG,2004. Disponível em: http://www.wdigital.com.br/mba/estrategia/relatorio_pesquisa_mortalidade_minas.pdf. Acesso em: 03 de maio. 2014.

SEBRAE/SP. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, ago. 2010. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mortalidade/mortalidade_12_anos.pdf. Acesso em: 03 de maio. 2014.

SEBRAE/SP. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2008. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mortalidade/10_anos_mortalidade_relatorio_completo.pdf. Acesso em: 03 maio. 2014.

SEIM - SECRETARIA DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E ASSUNTOS DO MERCOSUL. Bom Negócio Paraná. Disponível em: htpp:// www.seim.pr.gov.br. Acesso em 12 mar. 2013

SIEGEL, S.; CASTELLAN, N. J. Estatística Não-Parmétrica para as Ciências do Comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

18-02-2015

Como Citar

Alves Brene, P. R., Oliveira, L. R. de, & Dalla Costa, R. (2015). Determinantes do grau de satisfação dos empreendedores do projeto Bom Negócio Paraná do Norte Pioneiro. Economia & Região, 2(2), 135–150. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2014v2n2p135

Edição

Seção

Artigos