Imagens que fazem pensar: a seriedade e o grotesco na narrativa da Paraíso do Tuiuti e na transmissão da Rede Globo no carnaval carioca de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p6

Palavras-chave:

Paraíso do Tuiuti, Audiovisual, Escravidão, Grotesco

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise o desfile de carnaval carioca da escola de samba do bairro de São Cristóvão/RJ, Paraíso do Tuiuti, em 2018 e a narrativa televisiva transmitida pela Rede Globo. A partir do enredo escolhido “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?” a escola propôs uma reflexão a respeito da exploração do trabalho ao longo da história e, por meio da metodologia do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, propomos analisar a narrativa da escola e a narrativa televisiva, bem como documentos externos à fonte como o enredo, o samba-enredo e entrevistas do carnavalesco Jack Vasconcelos.

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Biografia do Autor

Marcia Neme Buzalaf, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (Londrina/PR).

Allison Guilherme Gonçalves Bella, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR).

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

Buzalaf, M. N., & Bella, A. G. G. (2020). Imagens que fazem pensar: a seriedade e o grotesco na narrativa da Paraíso do Tuiuti e na transmissão da Rede Globo no carnaval carioca de 2018. Domínios Da Imagem, 13(25), 6–24. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p6

Edição

Seção

Artigos gerais