Produção audiovisual do artista goiano Paulo Fogaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p6Palabras clave:
audiovisual, Experimentalismo, Ditadura militar.Resumen
Fotografia, vídeo, fotocópia, fax, computador e audiovisual - slides sincronizados a sons de fitas cassetes - foram alguns meios, pautados na imagem técnica, apropriados por alguns artistas brasileiros na década de 1970 no Brasil. Destaco neste artigo três audiovisuais produzidos pelo artista goiano Paulo Fogaça (1936 - ): Bichomorto, Hieróglifos e Campo Cerrado. O objetivo é apontar para o diálogo entre as imagens constituintes de tais audiovisuais com o momento artístico, imerso em pesquisas experimentais, tanto imagéticas como sonoras e, ainda com o político, que foi o da ditadura militar. Destaco a presença recorrente da imagem do arame farpado como elemento discursivo do contexto cerceador que pairava sobre a sociedade brasileira daquela época, tanto por suas qualidades físicas, como objetivas, ou seja, de uso.
Descargas
Citas
Exposição Áudio-visuais – Frederico Morais. Museu de Arte Moderna de São Paulo. 12 jun. a 23 jun. 1973.
Exposição Campo Cerrado. Museu de Arte e de Cultura Popular. Universidade Federal do Mato Grosso. 16 out.1979.
Exposição Expo-Projeção 73. Som, Audiovisual, Super 8, 16mm. São Paulo. Jun.1973.
MORAIS, Frederico. Audiovisuais. In: FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2006. p. 391-394.
PARENTE, André; PARENTE, Lucas. Passagens entre fotografias e cinema na arte brasileira. Rio de Janeiro: +2 Editora, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.