Brinquedos no museu: ensinamentos e sentimentos nos usos da cultura material

Autores

  • Martha Helena Becker Morales Colégio Internacional Everest Colégio Martinus - Unidade Centro Colégio Nossa Senhora de Sion - Sede Batel https://orcid.org/0000-0003-0127-1876

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p48

Palavras-chave:

Cultura material, Brinquedo, Museu, Memória.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em torno de um conjunto de brinquedos doados ao Museu Paranaense entre 2014 e 2015. Três ênfases recaem sobre a análise da cultura material: em primeiro lugar, a agência das doadoras que, antes de repassá-los à instituição, classifica e seleciona os objetos conforme suas expectativas de consolidação da memória. Em segundo lugar, o museu e a transformação de experiências particulares em um discurso representativo de coletividades. Por fim, há o destaque às muitas possibilidades interpretativas que o novo acervo musealizado permite, direcionando olhares de pesquisador e visitante – duas categorias presentes no cotidiano do museu. Em termos práticos, o artigo problematiza os brinquedos em questão como pedagogias culturais materiais que agem na intersecção do consumo pretendido no início do século XX com o potencial explicativo no contexto museológico do início do século XXI. Assim, diferentes ensinamentos, sentimentos e usos são abordados para delinear práticas de poder e construção de papéis específicos a serem viabilizados pela cultura material.

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Biografia do Autor

Martha Helena Becker Morales, Colégio Internacional Everest Colégio Martinus - Unidade Centro Colégio Nossa Senhora de Sion - Sede Batel

Doutora pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Professora da rede particular de ensino.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Becker Morales, M. H. (2021). Brinquedos no museu: ensinamentos e sentimentos nos usos da cultura material. Domínios Da Imagem, 15(28), 48–77. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p48

Edição

Seção

Artigos do dossiê