O comediante em Watchmen: uma paródia premeditada para a retomada do nacionalismo estadunidense

Autores

  • Mariana Furio UEL, Londrina/PR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p104

Palavras-chave:

Nacionalismo, EUA, Watchmen, Representação, ethos

Resumo

O presente trabalho objetiva delinear a representação do autoritarismo norte-americano por meio da personagem Comediante em “Watchmen”, de Alan Moore e Dave Gibbons (1986, 1987) em específico nos momentos em que ele em Saigon, no Vietnam. Além disto, espera-se ser possível estabelecer um diálogo entre a imagem do militarismo da personagem, presente nos excertos, com a atual retomada de valores nacionalistas que se fazem percebidos nos discursos políticos do século XXI. Para tal articula-se os elementos citados com a leitura a partir do conceito de ethos em Fiorin (2004), bem como com os elementos de narrativas verbais e de narrativas visuais em Pellegrini (2003). Como resultado, tem-se a leitura de que, nos requadros em a personagem do Comediante exacerba gestos e ações violentas, são elaboradas como críticas proferidas à posição dos militares norte-americanos durante sua presença no Vietnam; e, por sua vez, tal posicionamento retratado se faz presente no discurso de posse do atual presidente (2017-) dos EUA que apontam a retomada dos valores nacionalistas e militaristas.

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Biografia do Autor

Mariana Furio, UEL, Londrina/PR

Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL, Londrina/PR; doutoranda no programa em Estudos da Linguagem pela UEL, Londrina/PR.

Referências

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

Furio, M. (2019). O comediante em Watchmen: uma paródia premeditada para a retomada do nacionalismo estadunidense. Domínios Da Imagem, 13(24), 104–121. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p104

Edição

Seção

Artigos do dossiê