A representação das mulheres e as discussões de gênero nas animações da Walt Disney
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p97Palabras clave:
Animação, Walt Disney, Representação, Gênero.Resumen
O presente artigo tem por objetivo compreender as representações das mulheres em duas animações da Walt Disney Animation Studios, a saber, Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937 e Mulan, de 1998. A partir de duas narrativas distintas, em contextos sociopolíticos e de produção diferenciados, procuramos compreender quais discursos são propagados pelas narrativas fílmicas. Ademais, buscamos relacionar tais discursos com mudanças ligadas à História das Mulheres e às discussões de gênero que avançam exponencialmente desde a década de 1980 no campo historiográfico.Descargas
Citas
ALTMAN, R. Film/ Genre. London: Palgrave Macmillan, 1999.
BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. Volume II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BOURDIEU, P. Capital cultural, escuela y espacio social. Buenos Aires: Siglo xxi, 1997.
Branca de Neve e os Sete Anões. Direção: David Hand, William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen. Produção: Walt Disney. Walt Disney Productions, 1937. 83 min, cor.
BUTLER, J.; TROUBLE, G. Feminism and the Subversion of Identity. New York: Roudledge, 1990.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
CHOLODENKO, A. (Ed.). The illusion of life: essays on animation. Sydney: University of Sydney, Power Institute of Fine Arts, 1991
.
CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global, tradução e revisão técnica de Marília Moschkovich. São Paulo: nVersos, 2015. DAVIS, A. M. Good Girls & Wicked Witches: Women in Disney's Feature Animation. 3. ed. New Barnet, United Kingdom: John Libbey Publishing, 2015.
DENIS, S. O cinema de animação. Lisboa, Portugal: Edições Texto & Grafia, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? Tradução de Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.
EISENSTEIN, S. Eisenstein on Disney. Kolkata, India: Seagull Books Pvt Ltd, 1986.
GUINNESS World Records 2018. New York: HarperCollins Publishers, 2018.
KARAWEJCZYK, M. As suffragettes e a luta pelo voto feminino. História, imagem e narrativas, n. 17, out. 2013.
MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense/Funarte, 1984.
MANOVICH, L. 'Reality'effects in computer animation. In: PILLING, J. (Org.). A reader in animation studies. Londres: John Liberty, 1997. p. 5-15.
MARTIN, A. Écrits sur l'animation, 1. Apresentado e comentado por CLARENS, B. Paris: Dreamland, 2000.
MOINS, P. Les Maîtres de la pâte. Paris: Dreamland, 2001.
MORETTIN, E. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007.
Mulan. Direção: Tony Bancroft e Barry Cook. Produção: Pam Coats. Walt Disney Pictures,1998. 87 min, cor.
NAPOLITANO, M. A história depois do papel. In: PINSKY, C. B. (Org). Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 235-290.
OLIVEIRA, D. O cinema como fonte para a história. In: Fontes históricas: métodos e tipologias, III Evento de Extensão em Pesquisa Histórica, Curitiba, Anais do III Evento de Extensão em Pesquisa Histórica, Curitiba: UFPR, 2008. p. 1-12.
PISCITELLI, A. Gênero: a história de um conceito, In: ALMEIDA, H. B.; SZWACO, J. E. (Orgs.). Diferenças, Igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. p.116-149.
PISCITELLI, A. Re-criando a (categoria) mulher? Textos didáticos, v. 48, p. 7-42, 2002.
RAEL, C.C. Gênero e sexualidade nos desenhos da Disney. In: LOURO, G.L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2018. p.160-171.
SCOTT, J. História das Mulheres. In: BURKE, P. (Org.). A Escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992. p. 63-96.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.