O revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias De Julia Margaret Cameron para a obra the Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson

Autores

  • Maria Cristina Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p119

Palavras-chave:

Medievalismo, Gênero, Fotografia

Resumo

Pioneira na arte da fotografia, Julia Margaret Cameron (1815-1879) produziu centenas de retratos e tableaux vivants. Estes últimos, embora inseridos no movimento Pré-Rafaelita então em voga na Inglaterra, davam mostra de uma visão da Idade Média um pouco distinta da que seus contemporâneos ajudaram a construir: menos heroica e mais íntima, com grande quantidade e protagonismo de mulheres. A fim de estudar suas ideias a esse respeito, analisaremos neste artigo um conjunto de imagens feitas por ela em 1874 para a obra The Idylls of the King, de Alfred Tennyson, com histórias da corte do rei Artur (além de cinco outros poemas também marcados pelo medievalismo), e faremos comparações com outro conjunto de imagens feitas para aquela mesma obra: as 36 gravuras que o ilustrador francês Gustave Doré publicou entre 1867 e 1868

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em História pela UFRJ, Mestra em História Social também pela UFRJ e Doutora em História pela EHESS, Paris. 

Referências

AHERN, Stephen. Listening to Guinevere: Female Agency and the Politics of Chivalry in Tennyson’s “Idylls”. Studies in Philology, v. 101, n. 1, 2004, p. 88-112.

ARMSTRONG, Carol. Cupid’s Pencil of Light: Julia Margaret Cameron and the Maternalization of Photography. October, v. 76, 1996, p. 114-141.

BRÄCHER, Andréa. Julia Margaret Cameron e a fotografia de Madonas. In: GERALDO, Sheila Cabo; COSTA, Luiz Cláudio (Org.). Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. p. 1352-1361.

CAMERON, Julia Margaret. Illustrations to Tennyson’s Idylls of the King and Other Poems. London: Henry S. King and Company, 1875, 2 v.

CAMERON, Julia Margaret. The Annals of My Glass House. In: NEWHALL, Beaumont (Ed.). Photography, Essays and Images. Illustrated Readings in the History of Photography. New York/Boston: MoMA/New Graphic Society, 1980, p. 135- 139.

CAWS, Mary Ann; JOSEPH, Gerhard. Naming and Not Naming: Tennyson and Mallarmé. Victorian Poetry, v. 43, n. 1, 2005, p. 1-18.

COX, Julian; FORD, Colin. Julia Margaret Cameron. The complete photographs. Los Angeles: J. Paul Getty Museum, 2003.

DORÉ, Gustave. Doré’s illustrations for Idylls of the King. New York: Dover, 1995.

FORD, Colin. A Pre-Raphaelite Partnership: Dante Gabriel Rossetti and John Robert Parsons. The Burlington Magazine, v. 146, n. 1214, 2004, p. 308-318.

FREUD, Sigmund. O Moisés de Michelângelo. In: FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância: o Moisés de Michelângelo. Tradução de Walderedo Ismael de Oliveira e Órizon Carneiro Muniz. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p. 103-134.

FRY, Roger; WOOLF, Virginia. Victorian photographs of famous men and fair women. London: Hogarth Press, 1926.

GERNSHEIM, Helmut. Julia Margaret Cameron: Her Life and Photographic Work. Millerton: Aperture Press, 1975.

HARPER’S Weekly, v. XXI, n. 1079, September the 1st 1877. HILL, Marylu. “Shadowing Sense at war with Soul”: Julia Margaret Cameron’s Photographic Illustrations of Tennyson’s “Idylls of the King”. Victorian Poetry, v. 40, n. 4, 2002, p. 445-462.

LAURETIS, Teresa de. The technology of gender. In: LAURETIS, Teresa de. The technologies of gender. Essays on Theory, Film, and Fiction. Bloomington/Indianopolis: Indiana University Press, 1983, p. 1-30.

LUKITSH, Joanne. Julia Margaret Cameron’s Photographic Illustrations to Alfred Tennyson’s “The Idylls of the King”. In: FENSTER, Thelma (Ed.). Arthurian women. A casebook. New York: Routledge, 2015, 2 ed., p. 247-262.

LUPACK, Alan. Popular Images Derived from Tennyson’s Arthurian Poems. Arthuriana, v. 21, n. 2, 2011, p. 90-118.

OLSEN, Victoria C. Idylls of Real Life. Victorian Poetry, v. 33, n. 3/4, 1995, p. 371- 389.

PFORDRESHER, John. A Bibliographic History of Alfred Tennyson’s “Idylls of the King”. Studies in Bibliography, v. 26, 1973, p. 193-218.

POLLOCK, Griselda. Woman as Sign in Pre-Rapahelite Literature. The Representation of Elizabeth Siddall. In: POLLOCK, Griselda. Vision and Difference. Feminism, Femininity and the Histories of Art. London/New York: Routledge, 2003. 2 ed. p. 128-162.

ROSEN, Jeff. Julia Margaret Cameron’s “fancy subjects”. Photographic allegories of Victorian identity and empire. Manchester: Manchester University Press, 2016.

SAUNDERS, Clare Broome. Women writers and nineteenth-century medievalism. New York: Palgrave Macmillan, 2009.

SIMMONS, Laurence. Rome II: The Monument of ornament. In: SIMMONS, Laurence. Freud’s Italian journey. Amsterdam/New York: Rodopi, 2006, p. 214-245.

STAINES, David. Tennyson's Camelot: the Idylls of the King and its medieval sources. Ontario: Wilfrid Laurier University Press, 1982.

TENNYSON, Alfred. Idylls of the King. In: RICKS, Christopher (Ed.). The Poems of Tennyson. Berkeley: University of California Press, 1987, 3 v., v. 3.

TENNYSON, Hallam. Alfred Lord Tennyson: A Memoir. New York: Macmillan, 1897, 2 v.

THOMAS, Julia. Always another poem: Victorian illustrations of Tennyson. In: CHESHIRE, Jim et al. (Ed.). Tennyson Transformed: Alfred Lord Tennyson and Visual Culture. Aldershot: Lund Humphries, 2009, p. 20-31.

WYNNE-DAVIES, Marion. “Thro’ the brilliant eye”: Julia Margaret Cameron’s Illustrations to Tennyson’s Idylls. In: WYNNE-DAVIES, Marion. Women and Arthurian Literature: Seizing the sword. London/New York: Macmillan, 1996, p. 150-161.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Pereira, M. C. (2017). O revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias De Julia Margaret Cameron para a obra the Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson. Domínios Da Imagem, 11(20), 119–153. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p119

Edição

Seção

Artigos do dossiê