La imagen como patrimonio. Transformaciones de la industria vitivinícola de Mendoza (Argentina)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p55

Palavras-chave:

Patrimônio icônico, Vinicultura, Imigração

Resumo

Fins do século XIX o avanço na indústria fotográfica permitiu a popularização da fotografia."Faça você mesmo" rezava uma publicidade de antanho, e desse modo se rompia o monopólio do fotógrafo profissional. Cambia a intenção da toma, e a liberdade de representar o que interessa, eliminando assim as limitações culturais ou estéticas da época. Existindo uma ausência de condições alheias para o autor da fotografia, esta reflete tanto cenas familiares como atividades sociais, econômicas, religiosas e todos aqueles momentos do ambiente familiar. Todas as imagens tem um fio condutor, e a representação da vida cotidiana. Dessa maneira se aborda a temática da produção vinícola, na base da fotografia familiar. Esta ao refletir as vicissitudes da vida cotidiana, infere uma serie de parâmetros de análises do discurso icônico que permite reconstruir este processo industrial, determinando a existência de um imaginário vinícola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Guillermo Grilli, Universidad Nacional de Cuyo

Professor e Graduado em História. Carreira em História, Faculdade de Filosofia e Letras

Referências

CORIA, Luis. Evolución económica de Mendoza en la época colonial. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 1988.

CUETO, Adolfo. La Bodega La Rural y Museo del Vino. Mendoza: D’Aqurzzio, 1987.

DRAGHI LUCERO, Juan; Cancionero popular Cuyano. Mendoza: Editorial del Sol, 1991

DRAGHI LUCERO, Juan. La bodega mendocina-sanjuanina. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 1946

PROVINCIA DE MENDOZA. Anuario de la Dirección de Estadísticas. Mendoza:Gobierno de la provincia de Mendoza, 1937.

MARIANETTI, Benito. El racimo y su aventura. Mendoza: D’Aqurzzio, 1965.

RICHARD, Rodolfo. El proceso de modernización de la bodega mendocina. (1860/1915). Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 1994.

MARTÍNEZ, Pedro S. Historia Económica de Mendoza. Mendoza: D’Inca , 2000

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

Grilli, D. G. (2008). La imagen como patrimonio. Transformaciones de la industria vitivinícola de Mendoza (Argentina). Domínios Da Imagem, 2(3), 55–64. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p55

Edição

Seção

Artigos gerais