Sobre o olhar da arte

Autores

  • Maria Raquel da Cruz Duran UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p136

Palavras-chave:

Arte, Antropologia, Agência, Olhar.

Resumo

No presente artigo pretende-se discutir o olhar sobre a arte, especificamente no que tange ao olhar da arte que a sociedade ocidental, representada por antropólogos e historiadores da arte, emite acerca da arte dos outros povos. Conceituando a arte como se referindo à capacidade consciente e intencional do homem de produzir objetos, por meio de regras e técnicas que intentam representar a realidade e agir sobre ela, traçamos uma reflexão acerca dos modos como olhamos o eu no outro, e vice-versa, sendo nosso objetivo a busca pela formulação de um olhar que ultrapasse o incomensurável eu-outro, atingindo não uma alteridade ou uma identidade, mas uma outridade no enfoque da Antropologia da Arte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Raquel da Cruz Duran, UNESP

Graduada em Ciências social (UNESP), Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar) e Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP)

Referências

ALMEIDA, Mauro W. Relativismo antropológico e objetividade etnográfica. Campos, v. 3, p. 9-29, 2003.

BARCELOS NETO, Aristóteles. Apapaatai – rituais de máscaras no Xingu. São Paulo: EDUSP, 2008.

CAEIRO, Alberto. O guardador de rebanhos (1911-1912). Athena, Lisboa, v. 1, n. 4, p. 145-156, 1925.

CASTRO, Eduardo Viveiros. O nativo relativo. Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 113-148, 2002.

CESARINO, Pedro. Oniska: poética do xamanismo na Amazônia. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CUNHA, Manuela Carneiro. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les éditions de minuit, 2002.

FREEDBERG, David. The power of images. Chicaco: The University of Chicago Press, 1989.

GELL, Alfred. Art and agency. Oxford: Clarendon press, 1998.

GELL, Alfred. Wrapping in images – tattooing in Polynesia. Oxford: Clarendon press, 1993.

GELL, Alfred. The art of anthropology. Londres: The Athlone Press, 1999.

GELL, Alfred. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. Tradução de Jason Campelo. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, 2005.

GUERREIRO JÚNIOR, Antonio Roberto. Ancestrais e suas sombras: uma etnografia da chefia kalapalo e seu ritual mortuário. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

KÜCHLER, Suzanne. Malanggan. Oxford: Berg, 2002.

INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 1992.

LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: TopBooks, 2007.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.

LATOUR, Bruno. Petite réflexion sur le culte moderne des dieux faitiches. Paris: Synthélabo, 1996.

LATOUR, Bruno. O que é Iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem?. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 111-150, 2008.

MITCHELL, William John Thomas. What do pictures want? Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

OLSCHEWSKI, Luisa Elvira Belaunde. Processos criativos na pintura visionária xamânica da Amazônia peruana. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 37.,2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013. p. 1-20.

OVERING, Joanna. A estética da produção: o senso da comunidade entre os Cubeo e os Piaroa. Antropologia, São Paulo, v. 7, n. 34, p. 7-33, 1991.

ROSA, João Guimarães. Guimarães Rosa: ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 1.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

STRATHERN, Marilyn. Novas formas econômicas: um relato das terras altas da Papua - Nova Guiné. Mana, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 1998.

STRATHERN, Marilyn. O gênero da dádiva. Problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

STRATHERN, Marilyn. Fora de Contexto: as ficções persuasivas da Antropologia. Tradução de Tatiana Lotierzo; Luis Felipe Kojima Hirano. São Paulo: Terceiro Nome. 2013.

VELTHEM, Lucia Hussak Van. O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim Museu Paranaense Emilio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 7, n. 1, p. 51-66, jan./abr. 2012.

VELTHEM, Lucia Hussak Van. O belo é a fera. A estética da produção e da predação entre os Wayana. 2003. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

VERNANT, Jean-Pierre. Figuração invisível e categoria psicológica do “duplo”: o kolossós. In: VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Difel, 1973. p. 263-277.

WARBURG, Aby. Le rituel du serpent. Paris: Macula, 2003.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Duran, M. R. da C. (2014). Sobre o olhar da arte. Domínios Da Imagem, 8(15), 136–154. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p136

Edição

Seção

Artigos gerais