Entre o contexto e a linguagem: o discurso fotográfico e a pesquisa histórica

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP / Assis).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p153

Palavras-chave:

Fotorafia, História, Representação

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar como a fotografia pode ser objeto de análise histórica. Pretende-se sugerir que o documento imagético é uma representação, ou seja, uma
construção de concepções a partir de espaços, tempos e lugares sociais perpassados de especificidade. Desta forma, é necessário compreender as fontes iconográficas tendo em vista os autores, sua posição no jogo social, a apropriação que realizam de convenções, os meios que utilizam para reproduzir os artefatos culturais e os públicos aos quais estes se destinam, que atribuem novos sentidos às obras. Além disso, é preciso compreender as articulações dos signos icônicos no interior da linguagem fotográfica.

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Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP / Assis).

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP / Assis).

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

André, R. G. (2014). Entre o contexto e a linguagem: o discurso fotográfico e a pesquisa histórica. Domínios Da Imagem, 3(5), 153–162. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p153

Edição

Seção

Artigos gerais