Embrulhado para presente? Fotografia, consumo e cultura visual no Brasil (1930-1960)

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p27

Palavras-chave:

Fotografia, Publicidade, Cultura do consumo

Resumo

O texto analisa a crescente influência cultural norte-americana nos padrões de consumo de massa, enfatizando o estudo da relação entre fotografia e publicidade nas revistas ilustradas, no período de 1930 a 1960. Abordam-se os aspectos políticos da elaboração da política da Boa Vizinhança e suas relações com a cultura do consumo; destaca-se na análise das imagens a dimensão intertextual da expressão visual na produção do imaginário consumista.

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Biografia do Autor

Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Mauad, A. M. (2014). Embrulhado para presente? Fotografia, consumo e cultura visual no Brasil (1930-1960). Domínios Da Imagem, 2(2), 27–36. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p27

Edição

Seção

Artigos gerais