A questão da memória nos fotógrafos ficcionais de Italo Calvino, Adolfo Bioy Casares e Julio Cortázar

Autores

  • Carolina Martins Etcheverry Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Bruna Rajão Frio Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Olívia Silva Nery Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p139

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Memória. Literatura.

Resumo

Este artigo propõe a análise de três contos que envolvem questões de memória e fotografia:“As aventuras de um fotógrafo” (1955), de Italo Calvino, “As babas do diabo” (1959), de Julio Cortázar e “A invenção de Morel” (1963), de Adolfo Bioy Casares, a fim de refletir sobre as relações entre a fotografia, a memória e o comportamento social do fotógrafo enquanto fotógrafo. Em todos esses casos, a fotografia (ou a reprodução do “real” vivido)aparece em sua relação com a memória como evocadora do passado.

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Biografia do Autor

Carolina Martins Etcheverry, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em História pela PUCRS. Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Bolsista PNPDI da Universidade Federal de Pelotas , Brasil

Bruna Rajão Frio, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bacharel em Turismo pela UFPel e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Bolsista Fapergs.

Olívia Silva Nery, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bacharel em História pela FURG e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Etcheverry, C. M., Frio, B. R., & Nery, O. S. (2014). A questão da memória nos fotógrafos ficcionais de Italo Calvino, Adolfo Bioy Casares e Julio Cortázar. Discursos Fotograficos, 10(17), 139–162. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p139

Edição

Seção

Artigos