A cobertura fotojornalística do atentado à escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileiras

Autores

  • Jorge Pedro Sousa Universidade Fernando Pessoa
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p111

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Análise de conteúdo. Terrorismo. Crianças.

Resumo

Neste texto descreve-se como seis newsmagazines portuguesas e brasileiras cobriram fotojornalisticamente o atentado à escola de Beslan (Rússia) em setembro de 2004, através de uma análise quantitativa e qualitativa do discurso. Principais conclusões: 1) As fotografias foram estruturantes da narrativa e contribuíram para suportar um discurso de condenação e excomunhão dos terroristas; 2) Os fotojornalistas recuperaram padrões históricos de abordagem da realidade, enfatizando que a história contribui para moldar a forma das fotonotícias; 3) O discurso fotojornalístico é tão selectivo e enviesado como o verbal: mostra na mesma medida em que oculta.

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Biografia do Autor

Jorge Pedro Sousa, Universidade Fernando Pessoa

Universidade Fernando Pessoa – Porto e Centro de Investigação Media & Jornalismo – Lisboa (Portugal).

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

Sousa, J. P., & Lima, M. Érica de O. (2006). A cobertura fotojornalística do atentado à escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileiras. Discursos Fotograficos, 2(2), 111–139. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p111

Edição

Seção

Artigos