TV Digital: o aparelho e a representação do real na edição de imagens no telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p275Palabras clave:
Teses e Dissertações. Telejornalismo. TV Digital. Aparelho.Resumen
Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil. A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de “aparelho” desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard. Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discutese de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentadapelo telejornalismo. Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível. A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notícias.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Boni, F. A. (2011). TV Digital: o aparelho e a representação do real na edição de imagens no telejornalismo. Discursos Fotograficos, 7(10), 275–276. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p275
Número
Sección
Dissertações
Licencia
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.