Para além da superfície da imagem: disputa de narrativa por fotógrafos da África
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p38Palabras clave:
Fotografia documental, Imagem e representação, Narrativas nativas, África.Resumen
Uma nova visualidade sobre a África pode ser observada em narrativas nativas de dois proeminentes fotógrafos africanos, o ganês Nana Kofi Acquah e a nigeriana Yagazie Emezi. A proposta é ir além da superfície aparente de imagens e cor de peles para um mergulho em questões que são próprias da África. O artigo se fundamenta teoricamente em Stuart Hall, quanto à proposição de quebra dos pressupostos raciais, e no enfoque especial à voz africana com os filósofos Paulin J. Hountondji (2008) e Kwame A. Appiah (1997).Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of a single story. In: TED GLOBAL CONFERENCE, 2009, Oxford, UK. Palestra proferida [...]. Oxford: TED Global, 2009. Speakers. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_ of_a_single_story/transcript. Acesso em: 15 nov. 2017.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia e cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993.
EVERYDAY AFRICA. Perfil no Instagram. Disponível em: www.instagram.com/everydayafrica/. Acesso em: 6 nov. 2016.
FANON, Franz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio: Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. Raça, o significante flutuante. Revista Z Cultural, Rio de Janeiro, RJ, Ano 8, n. 2, 2013.
HALL, Stuart. The determinations of news photographs. In: COHEN, Stanley; YOUNG, Jock (org.). The manufacture of news: social problems, deviance and the mass media. London: Constable, 1981. p. 226-243.
HEIJDEN, Teun Van Der; DICAMPO, Peter; MERRILL, Austin $&48$+ 1DQD.R¿(ed.). Everydayafrica: 30 photographers repicturing a continent. Berlin: Kehrer Heidelberg, 2017.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimentos de África, conhecimento de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, PT, n. 80, p. 149-160, mar. 2008.
KI-ZERBO, Joseph (ed.). História geral da África. Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. v. 1.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SEKULA, Allan. On the invention of photographic meaning. In: BURGIN, Victor (org.). Thinking photography. London: Macmillan Press, 1982. p. 84-109.
SEKULA, Allan. Photography against the Grain. Nova Scotia: The Press of the Nova Scotia College Art and Design, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Discursos Fotográficos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.